“Memória TJSP” visita a 20ª CJ – Itu na abertura da segunda temporada do projeto

Tour virtual percorrerá todas as Regiões Administrativas.

Magistrados e servidores participaram, hoje (24), da abertura da segunda temporada da visita telepresencial “Memória TJSP” - desta vez em homenagem à 20ª Circunscrição Judiciária – Itu, que pertence à 10ª Região Administrativa Judiciária (10ª RAJ) do Tribunal de Justiça de São Paulo. Lançada em 2021, a iniciativa, que agrega conteúdos do Museu, Palácio da Justiça, Arquivo e Biblioteca, percorrerá virtualmente as 10 RAJs do estado com o objetivo de levar cultura e rememorar os acontecimentos que marcaram a história do TJSP.
O evento, produzido pelo Museu do TJSP, foi apresentado pelo juiz Carlos Alexandre Böttcher, integrante do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) e da Comissão de Gestão da Memória, presidida pelo desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho, que destacou a doação realizada pelo Cartório de Registro de Imóveis de Itu do “Livro de Penhor de Escravos da Comarca de Itu” ao TJSP. A condução da visita ficou a cargo do desembargador Renato Delbianco, vice-presidente da Comissão, que enalteceu a importância da iniciativa que teve início em setembro de 2021 e “fortalece a sensação de pertencimento dos servidores e magistrados do Tribunal”.
Em seguida, foi apresentado um vídeo institucional do TJSP contando um pouco da origem do Poder Judiciário no país e do surgimento da Corte. A apresentação trouxe também o histórico do Palácio da Justiça, do Museu, da biblioteca e de outros prédios do Tribunal, destacando o acervo relevante de processos com grande valor histórico que ficam expostos ou servem para pesquisas.
Na segunda parte da visita, o coordenador da CJ convidada, desembargador Antonio Rigolin, demonstrou a satisfação de participar do evento, já que nasceu na região, foi juiz e hoje vive na cidade. “É uma comarca histórica, que nos enche de orgulho e traz dentro de si uma grande relação com a história do Brasil”, lembrando a recente visita realizada pela Comissão de Memória ao Museu Republicano de Itu.
A juíza diretora do fórum de Itu, Andrea Leme Luchini, deu continuidade enaltecendo o projeto de resgate da memória que acontece no ano que a Convenção Republicana de Itu completa 150 anos. “Quero agradecer a doação do Livro de Penhor de Escravos, que é um importante documento histórico e que agora faz parte do acervo do TJSP”, afirmou. Antes de apresentar os vídeos da comarca, que um deles foi produzido em parceria com a Secretária de Cultura de Itu com o Museu do TJSP. Também foi apresentado um rápido histórico do Museu Republicano de Itu.
Em seguida foi exibido um depoimento do desembargador Roque Antonio Mesquita de Oliveira, coordenador adjunto da 19ª CJ - Sorocaba, que contou sobre sua trajetória dentro do TJSP e sua participação no convênio realizado pela Corte com o Museu Republicano. “Foi realizada uma série de tratativas junto à Presidência do Tribunal e à reitoria da USP para viabilizar a iniciativa”, contou o magistrado. Também foram apresentados depoimentos do historiador Jonas Soares, ex-supervisor do Museu de Itu, sobre o acervo, e da historiadora Aniclede Zequini, acerca da documentação do TJSP que está custodiada no local.
Natural de Itu, o titular do Juizado Especial Cível e diretor da Comarca de Indaiatuba, juiz Fábio Luís Castaldello, também participou de visita salientando a importância da cidade no contexto histórico e jurídico do país: “É uma das primeiras e maiores comarcas. É sempre muito bem reconhecida e bem vista pelo Tribunal”, contou.
Substitutos do oficial do Cartório de Registro de Imóveis, Marcelo Henrique Pereira e Regina Celia Fioravanti, além da escrevente autorizada Nathália da Silva Cunha, também participaram da visita e falaram sobre a importância da doação do “Livro de Penhor de Escravos da Comarca de Itu” e a contribuição para preservação da memória.
Estiveram ainda presentes na visita telepresencial os juízes Adriana Tayano Fanton Furukawa (6ª Vara Cível de Sorocaba); Cassio Mahuad (Vara das Execuções Criminais e da Infância e Juventude de Sorocaba); Christopher Alexander Roisin (14ª Vara Cível Central); Fernando França Viana (3ª Vara Cível de Itu); Heliana Maria Coutinho Hess (4ª Vara de Acidentes do Trabalho Central); Helio Villaça Furukawa (2ª Vara Cível de Itu); Liliana Regina de Araujo Heldorn Abdala (1ª Vara de Boituva); Renata Cristina Rosa da Costa Silva (Vara da Família e das Sucessões de Itu); Karla Peregrino Sotilo (2ª Vara Cível de Itu); Silas Silva Santos (2ª Vara Cível de Presidente Prudente); e Andrea Ribeiro Borges (1ª Vara Criminal e de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Itu).
Após o evento, o conteúdo editado estará disponível na playlist “Memória do Poder Judiciário” no canal oficial do TJSP no YouTube.

Próximas visitas "Memória TJSP": Confira o cronograma de visitas, que ocorrerão sempre às 11 horas. As inscrições poderão ser feitas pelo agendamento virtual. Faça o download da agenda aqui.

Data

Região Administrativa

Circunscrição Judiciária Convidada

31/3

9ª RAJ – São José dos Campos

47ª – Taubaté

28/4

8ª RAJ – São José do Rio Preto

14ª – Barretos

26/5

6ª RAJ – Ribeirão Preto

39ª – Batatais

30/6

7ª RAJ – Santos

21ª – Registro

28/7

5ª RAJ – Presidente Prudente

31ª – Marília

25/8

4ª RAJ – Campinas

5ª – Jundiaí

29/9

3ª RAJ – Bauru

23ª – Botucatu

27/10

2ª RAJ – Araçatuba

35ª – Lins

24/11

1ª RAJ – Grande São Paulo

2ª – São Bernardo do Campo

 

Comunicação Social TJSP – GC (texto) / KS (fotos) 
imprensatj@tjsp.jus.br

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial    
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp  

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP