Presos de Guarulhos participam de semana cultural
A Penitenciária José Parada Neto, em Guarulhos, promove a 4ª edição da Feira Cultural, evento que tem como objetivo a ressocialização do detento por meio da cultura, com trabalhos artísticos e uso de criatividade.
Nesta edição, o tema escolhido é “Conto, Crônica e Poesia” e os detentos desenvolveram trabalhos que foram enviados para uma comissão julgadora, no período de 1º a 14 de junho passado. A premiação dos trabalhos acontecerá em 1º de dezembro.
A comissão julgadora é composta pelo médico e escritor Dráusio Varella; advogado criminalista e escritor, Luiz Francisco Carvalho Filho; a escritora Najara Medeiros; escritor de cordel da Secretaria de Cultura de Guarulhos, Ângelo Macedo de Oliveira e o escritor Luiz Alberto Mendes Júnior.
O evento conta com a parceria da Vara de Execuções Criminais de Guarulhos. Segundo o juiz responsável pela VEC, Jayme Garcia dos Santos Junior, “iniciativas como essa contribuem para a inclusão do detento à sociedade e trabalhamos arduamente para que isso realmente aconteça”.
A edição anterior teve como tema “Saúde” e em 2008 os detentos usaram a criatividade para falar sobre “Meio Ambiente e a Reciclagem de lixo”. No ano passado a feira cultural trouxe cartazes, maquetes, trabalhos manuais sobre o assunto e várias palestras e filmes foram exibidos aos detentos.
Desta vez, na programação está apresentação de coral, depoimentos (Ibimm, egressos, reeducandos, juiz, GDUCC e autoridades), premiação do concurso literário, apresentação de teatro, palestra anti-droga, cinema, artes cênicas, mostra de Biologia, artesanato, mostra de trabalhos manuais, entre outras atividades.
Assessoria de Imprensa TJSP – HS (texto) / AC (foto)