Presidente do TJSP inaugura 2ª vara em Rancharia

         A Comarca de Rancharia, distante 520 km de São Paulo, em clima de festa, recebeu, em 19/11, a 2ª vara e a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Antonio Viana Santos. A solenidade, muitíssimo concorrida, lotou o salão do júri do fórum. 
        O primeiro a fazer uso da palavra foi o juiz da 2ª vara,  Rafael Vieira Patara, que agradeceu especialmente a duas pessoas: o juiz de Presidente Prudente Antonio Roberto Sylla, pelo apoio recebido desde que está em Rancharia, e o presidente Viana Santos. “O senhor não imagina como é importante para Rancharia e região a sua presença nesta cerimônia”, disse o magistrado.
        Pela Ordem dos Advogados do Brasil falou o presidente da Subsecção de Rancharia, Antonio Aparecido Pascotto que, além de parabenizar os magistrados e o integrante do Ministério Público que “fincaram residência na comarca”, contou a trajetória de luta pela instalação da vara (desde 1998) e aproveitou-se da oportunidade festiva para pedir ao presidente do TJSP o envio de mais funcionários para o Judiciário de Rancharia. “O senhor doutor Viana, por ter vindo e visto, será, com certeza, o grande advogado de Rancharia e dos rancharienses.” O advogado também enalteceu o Judiciário e o Ministério Público. “Rancharia, hoje, conta com dois juízes e um promotor residindo nesta cidade, marco histórico a ser registrado, pela Justiça e pela cidadania.”
        O promotor de Justiça Rodrigo Nunes Laureano, que foi incumbido pelo procurador-geral de Justiça de representá-lo na cerimônia, e que representava também o presidente da Associação Paulista do Ministério Público, destacou que a data “era um importante passo para o Ministério Público atingir os seus objetivos constitucionais”.
        Em nome da municipalidade, o prefeito de Rancharia Alberto César Centeio de Araújo falou da importância de o município não perder espaço político, elogiou a atuação do Judiciário e ofereceu ao juiz Vieira Patara uma réplica da placa de inauguração da 2ª vara.
        O presidente Viana Santos, emocionado, agradeceu a presença dos magistrados da comarca e da região e mencionou especialmente o desembargador Luiz Antonio Rodrigues da Silva, colega de longa data.
        Viana Santos sempre diz – e o disse novamente – que costuma olhar o relógio sempre para o horário de chegada e não de partida. “Mas estou hoje sob a chibata do horário”, disse explicando aos presentes que a sua permanência em Rancharia seria menos longa que gostaria. Viana Santos usou o seu tempo para falar da emoção de estar na cidade, das dificuldades para o cumprimento de sua meta número um e dos parcos recursos do Judiciário paulista. Respondeu, também, a solicitação por mais funcionários explicando que permanece na assembleia projeto para a criação de cargos de servidores. “Sem o auxílio dos deputados e a pressão dos senhores permanecerá engavetado. Já chegaram a tirá-lo de pauta porque o Executivo sabe que o Judiciário não tem verba e que, com os cargos criados, haveria necessidade de suplementação. Não culpem o Judiciário. Culpar o Judiciário é falta de esclarecimento. A culpa não é do Poder Judiciário e sim dos outros dois poderes. Projetos são encaminhados, mas alongam-se no Legislativo.”
        Além dos já mencionados, também estiveram presentes à cerimônia o secretário-adjunto de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Gustavo Gonçalves Ungaro, representado o governador; o presidente da Câmara de Rancharia, José Carlos Apparício; o deputado estadual Mauro Bragato; o desembargador Luiz Antonio Rodrigues da Silva; o juiz assessor da presidência do TJSP, Sérgio Rui da Fonseca; o juiz diretor do Fórum da Comarca de Presidente Prudente, Antonio Roberto Sylla; o juiz responsável pela Comarca de Regente Feijó, Deyvison Hebert dos Reis; a juíza responsável pelo Foro Distrital de Iepê, Luciana Menezes Scorza de Paula Barbosa; o juiz titular da 1ª vara da Comarca de Rancharia, Rafael Pinheiro Guarisco; o procurador-chefe da Procuradoria Regional Federal da 3ª Região – Presidente Prudente, Gustavo Aurélio Faustino; o procurador-chefe do Estado da Procuradoria Regional de Presidente Prudente, Sérgio Barhun; o conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo, Sidnei Alzídio Pinto, representando o presidente; o comandante do 18º BPMI, tenente coronel Geraldo Fernandes Nespoli Berardinelli; o comandante do CPI-8, coronel PM Homero de Almeida Sobrinho; o PM Luis Leme Ferreira, representando o comandante do Corpo de Bombeiros do Município de Rancharia; o comandante da Guarda Municipal de Rancharia, José Roberto Sena; o presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Evilásio Batista de Oliveira, os vereadores Glaucia Maria Centeio de Araújo, Natalino da Silva, Osvaldo Flausino Junior, Pedro de Lima Pinto e Waldir Pereira, entre outras autoridades civis e militares.
        Depois do descerramento da placa, os convidados apreciaram apresentações musicais das crianças do Lar Francisco Franco, entidade que em outubro último completou 50 anos promovendo ações sociais com atendimento a crianças de ambos os sexos (larfranciscofranco@terra.com.br). 

        Assessoria de Imprensa TJSP – RS (texto) / AC (fotos)

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP