Curso no João Mendes prepara pretendentes à adoção
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) realizou, nesta quinta-feira (18/11), curso preparatório para pretendentes à adoção. O evento aconteceu no Fórum João Mendes Júnior e teve a participação de 80 candidatos convocados pelos setores de Serviço Social e Psicologia da Vara Central da Infância e Juventude da Capital.
O objetivo do curso é atender a todos os pretendentes ao cadastro de adoção, alguns já habilitados, outros em processo de avaliação. Com a entrada em vigor da Lei 12.010/09, conhecida como Nova Lei de Adoção, procedimentos relativos à aplicação de medidas de proteção a crianças e adolescentes passaram a ser obrigatórios. Dentre eles, a preparação psicossocial e jurídica dos pretendentes.
A juíza assessora da Corregedoria Geral de Justiça, Cláudia Grieco Tabosa Pessoa, abriu oficialmente o evento. Em seguida, o juiz titular da Vara Central da Infância e Juventude, Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho, falou sobre destituição e extinção do poder familiar, exigências legais para adoção, procedimentos e efeitos jurídicos.
O curso contou ainda com a participação das assistentes sociais judiciárias Marta Cunha Leite Campos e Karine Froes Orrico, das psicólogas judiciárias Maria Constantini e Cláudia Rangel Alves e das convidadas especiais Márcia Porto Ferreira (professora) e Marilisa Henrique da Silva (médica).
Na sequência, foi exibido o filme "o que o destino me mandar", produzido pela Associação de Magistrados Brasileiros (AMB). A exibição abordou a difícil realidade de crianças e adolescentes institucionalizadas à espera da experiência adotiva. Ao final, um convidado especial adotante, palestrou sobre "a rica experiência adotiva", tratando temas como a inscrição, habilitação, formalização do pedido, dúvidas, acompanhamento psicossocial e o estado de filiação.
Assessoria de Imprensa TJSP – AG (texto) / DS (fotos)