Mantida sentença contra fiscais acusados de receber propina
A 15ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo manteve, nesta quinta-feira (28/10), sentença que condenou fiscais do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) de Urânia, interior do Estado, por concussão.
Gerson do Nascimento e Domingos Cavalaro Neto foram flagrados recebendo propina de gerente de um posto de gasolina do município, sob o argumento de terem constatado irregularidades no local e, apesar disso, não autuaram o estabelecimento.
Por esse motivo, foram condenados a dois anos de reclusão em regime aberto, além de perderem suas funções públicas. Como são réus primários, tiveram a pena convertida em prestação de serviços à comunidade durante o tempo da condenação. Visando a reforma da sentença, apelaram.
Segundo o relator do processo Ribeiro dos Santos, a prova é clara, pois, antes de entregar o dinheiro, o gerente tirou cópias das notas utilizadas e as entregou à polícia. “Não há como dizer que o flagrante não está presente”, concluiu o desembargador, mantendo a sentença.
Acompanharam o voto do relator os desembargadores Amado de Faria e Jair Martins.
Apelação nº 990.09.370971-6
Assessoria de Imprensa TJSP – AM (texto) / AC (foto)