Candidatos ao 189º Concurso de Ingresso na Magistratura iniciam exames orais
Arguições se encerram em 7 de dezembro.
Os integrantes da Comissão do 189º Concurso de Provas e Títulos para Ingresso na Magistratura de São Paulo se reuniram, hoje (20), na sala 1329 do 13º andar do Fórum João Mendes Júnior, na Praça João Mendes, s/n, Capital, para o início das arguições dos 138 candidatos convocados. Cada candidato dispõe de até 15 minutos para discorrer sobre o tema arguido por cada examinador.
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ricardo Mair Anafe, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, compareceram ao FJMJ para cumprimentar os integrantes da Banca Examinadora, “Banca de Excelência”, nas palavras do presidente. “Quando a banca foi formada me pediram para que dissesse algumas palavras, falei que as pessoas mais importantes do Judiciário estavam ali presentes, porque não há nada mais importante do que o concurso de ingresso na magistratura. Todos nós temos um orgulho imenso de pertencermos ao Poder Judiciário de São Paulo. São Paulo é sempre uma referência, seu gigantismo per si é uma referência, é uma referência por sua seriedade e seus julgadores são extremamente dedicados. Toda essa imagem do Poder Judiciário se deve aos juízes, do juiz substituto ao presidente do Tribunal, aos seus servidores e a todos aqueles que atuam perante o Poder Judiciário. Quero desejar que os candidatos se saiam muito bem nessa fase. Os senhores e as senhoras passaram por muitas fases do concurso que na nossa época não tinham. Temos amizades que começaram no concurso de ingresso e que perduram até hoje. Espero que fiquem calmos, absolutamente calmos, e que se saiam muitíssimo bem. Desejo boa sorte, apesar que sorte em um concurso público nada mais é do que estudo. Quanto mais nós estudamos, menor a chance de cair aquilo que não sabemos.”
A presidente do 189º Concurso de Provas e Títulos para Ingresso na Magistratura de São Paulo, desembargadora Silvia Rocha, também procurou acalmar os candidatos. “A comissão reconhece e respeita o esforço que cada um fez para chegar até aqui. Só há duas formas de lidarmos com o medo e a ansiedade: ou os colocamos à nossa frente e eles se tornam nossos inimigos; ou os colocamos ao nosso lado e eles se tornam parceiros.”
Três candidatos foram arguidos hoje pela Comissão Examinadora, composta pelos desembargadores e desembargadoras Silvia Rocha (presidente), Newton de Oliveira Neves, Francisco Eduardo Loureiro e Luciana Almeida Prado Bresciani; pela representante do Ministério Público do Estado de São Paulo, procuradora de Justiça Tereza Cristina Maldonado Katurchi Exner; e pelo representante da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de São Paulo, Oreste Nestor de Souza Laspro.
Também acompanharam os trabalhos o presidente da Seção de Direito Público, Wanderley José Federighi, a desembargadora Maria de Lourdes Rachid Vaz de Almeida (suplente da presidente do 189º Concurso de Ingresso) e a secretária da Magistratura e secretária executiva da Presidência, Rosana Barreira.
Comunicação Social TJSP – RS (texto) / PS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp