Poder Judiciário prestigia solenidade de celebração do bicentenário da Independência do Brasil
Presidente Ricardo Anafe acompanhou o desfile.
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ricardo Mair Anafe, prestigiou, hoje (7), solenidade alusiva ao 200º aniversário da Independência do Brasil, fato histórico que tem como marco o grito protagonizado por D. Pedro às margens do rio Ipiranga em 1822. O evento foi realizado na pista central da Avenida Dom Pedro I, no bairro do Ipiranga, zona sul da Capital. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia, e o presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo (TJM-SP), juiz Orlando Eduardo Geraldi, também estiveram presentes.
Debaixo de chuva intensa, milhares de pessoas se reuniram nos arredores do Parque da Independência para acompanhar o tradicional desfile cívico-militar, que teve início com o hasteamento da bandeira do Brasil e a salva de gala – 21 disparos de canhão que têm como objetivo saudar as autoridades presentes.
Alunos de escolas municipais e estaduais foram os primeiros a tomar lugar no desfile, seguidos de integrantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e de órgãos de Segurança Pública, entre eles Polícia Militar do Estado de São Paulo, Polícia Federal, Polícia Civil e Guarda Civil Metropolitana, que cruzaram a avenida em marcha.
Em seguida, o desfile de motorizados, com a exibição de viaturas do Exército Brasileiro e das polícias Federal, Militar, Civil e Técnico-Científica, do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Civil Metropolitana, Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Por último, entraram motociclistas e os regimentos de Polícia Montada, compostos por mais de uma centena de cavalos, que cavalgaram por toda a extensão da avenida.
Reabertura do Museu do Ipiranga
Além do tradicional desfile, as comemorações dos 200 anos da Independência contemplam, também, a reabertura do Museu do Ipiranga, que permaneceu fechado durante nove anos para restauro, ampliação e modernização do espaço. O edifício, construído entre 1885 e 1890 às margens do histórico riacho, abriga exposições e espaços culturais em comemoração à Proclamação da Independência e receberá visitantes a partir desta quinta-feira (8).
Mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – AM (texto) / PS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp