SGP retoma realização do Programa Saúde Itinerante em prédios do TJ
Iniciativa inclui palestras e realização de testes clínicos.
O Programa Saúde Itinerante, projeto da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) que percorre os prédios do Tribunal de Justiça de São Paulo com palestras, orientações e ações de promoção de saúde para magistrados e servidores foi retomado neste mês. A primeira edição pós-pandemia foi realizada nos dias 23, 24 e 25 de agosto, no Centro Administrativo da Consolação (Capital), e 178 funcionários receberam atendimento.
As apresentações abordaram temas como alimentação, sono saudável, atividade física, gerenciamento do estresse e saúde bucal. As palestras realizadas no auditório da Escola Paulista da Magistratura foram conduzidas pela enfermeira judiciária Anita Salvadori Randi e pelos cirurgiões dentistas Wagner Cesar Munhoz, André De Nardi Fonoff e Adriana Matuchita Viana.
O programa ainda disponibilizou aos participantes estações para medições clínicas como altura, peso, cálculo do IMC, pressão arterial, glicemia e circunferência abdominal. A partir dos testes realizados, foram detectados possíveis casos de diabetes, hipertensão e obesidade até então desconhecidos pelos servidores. Eles receberam atenção especial da equipe médica, com agendamento de consultas para acompanhamento pontual de cada caso.
Outra novidade foi a aplicação de oroscopia, exame para detecção de lesões na cavidade bucal. Após a realização de 111 procedimentos pelos cirurgiões dentistas, 5 participantes foram selecionados para fazer biópsia. Além disso, 98 servidores serão contatados para tratamento gratuito nos consultórios odontológicos do TJSP.
A próxima edição acontecerá nas Comarcas de Valinhos e Vinhedo, nos dias 28 e 29 de setembro.
Histórico - Realizado desde 2017, o Programa Saúde Itinerante já percorreu prédios em dezenas de comarcas do TJSP. Neste período, o projeto atendeu mais de 3.300 pessoas, entre magistrados e servidores. Além de unidades da Capital, a iniciativa passou por comarcas como Guarulhos, São Bernardo do Campo, Osasco, Santos, Diadema, Itapecerica da Serra, Mogi das Cruzes, Jundiaí, Santo André, São Roque, Embu das Artes, Praia Grande e Cotia.
“Além de ser voltado para a conscientização de saúde aos magistrados e servidores, especialmente após um período de grave crise sanitária global, o programa tem como grande objetivo a diminuição de afastamentos originários de licenças para tratamentos clínicos, aposentadorias e óbitos precoces. Por meio de ações como essa, conseguimos mapear casos de maior preocupação e proceder com medidas mais assertivas de prevenção e controle”, explica a coordenadora do projeto, Andréa Correa, da SGP.
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / Divulgação (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp