UPJs registram aumento de produtividade

Expansão integra Planejamento Estratégico do TJSP.

 

    Estudos da Secretaria da Primeira Instância (SPI) sobre a produtividade das Unidades de Processamento Judicial (UPJs) mostram que nos últimos anos foi confirmada a expectativa criada à época do lançamento do modelo: houve ganho médio de 121% na produtividade mensal dos servidores, 46% na de magistrados e o tempo de tramitação dos processos caiu, em média, 62% (da distribuição até a extinção do feito - veja quadros na matéria).

    Conhecida como Cartório do Futuro, a primeira UPJ do Brasil foi inaugurada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo em 17 de novembro de 2014. A iniciativa unifica três ou mais ofícios judiciais de mesma competência, com adequação do trabalho à realidade do processo eletrônico, adoção de divisão racional de tarefas e otimização da distribuição dos recursos humanos e do espaço físico.

    A inclusão anual no modelo de UPJ de 15 unidades na Capital e 15 no Interior é uma das metas definidas no Planejamento Estratégico do TJSP (Objetivo 10: Aprimorar a gestão judicial). A mais recente instalação foi em 29/7, no Fórum João Mendes Júnior, na Capital: UPJs VI (1ª a 5ª Varas Cíveis), VII (36ª a 40ª Varas Cíveis), VIII (6ª a 10ª Varas Cíveis) e IX (11ª a 15ª Varas Cíveis). Com isso, todas as 45 varas cíveis centrais passaram a adotar o formato. Na ocasião, o presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, destacou os pontos positivos do modelo. “Nós temos uma eficiência pela conjugação do binômio produtividade/qualidade. No caso do João Mendes, nós temos uma estrutura para os gabinetes dos juízes, com dois escreventes e dois assistentes, o que dá tranquilidade e melhor desenvolvimento das atividades.”

    Os dados analisados pela SPI levam em conta cinco UPJs do Foro Central Cível, uma no Foro Regional do Jabaquara e uma na Comarca de Campinas, além das unidades instaladas em Bauru, Presidente Prudente, Santos, São José dos Campos e Sorocaba. Em razão da pandemia, os números de 2020 não foram contabilizados. Na produtividade dos magistrados são considerados os despachos, sentenças e decisões. Na produtividade dos servidores são contabilizados mandados, cartas, ofícios, atos ordinatórios etc.

 

Produtividade Servidores

Média mensal de atos realizados antes da UPJ

Média depois da UPJ

Ganho de produtividade

36.050

79.537

121%

 

Produtividade Magistrados

Média mensal antes da UPJ

Média mensal depois da UPJ

Ganho de produtividade

6.073

8.847

46%

 

Tempo médio de tramitação

Antes da UPJ

Quantidade de dias

Depois da UPJ (atual)

Quantidade de dias

Economia de tempo

Citação

Sentença

Extinção

Citação

Sentença

Extinção

citação

sentença

extinção

212

434

600

81

177

227

62%

59%

62%

 

       O juiz Ricardo Dal Pizzol, assessor do Gabinete Civil Executivo da Presidência, conta que estão previstas novas UPJs no Estado, em Indaiatuba, Piracicaba, Praia Grande e Campinas e nos foros regionais da Lapa, Santo Amaro e São Miguel Paulista. “O Poder Judiciário paulista está focado em satisfazer as demandas dos jurisdicionados – e a forma de se conseguir isso é com aumento de produtividade”, afirma. “As UPJs conseguem prestar precioso auxílio nesse sentido ao elevar os padrões de racionalização e especialização do trabalho desempenhado nos cartórios judiciais”, explica.

    As Unidades de Processamento Judicial são divididas em três setores: atendimento, cumprimento e movimentação de processos digitais. A especialização dos servidores em determinadas atividades resulta em incremento no número de atos realizados por dia, o que permite alocar mais processos para cada funcionário. A padronização do serviço elimina distorções entre um cartório e outro, ou entre um setor e outro. Por exemplo, os efeitos de ocorrências pontuais, como aposentadorias de servidores experientes, são diluídos quando os cartórios são unificados. Os espaços abertos e modernos melhoram o ambiente de trabalho.

 

    N.R.: texto originalmente publicado no DJE de 17/8/22

 

    Comunicação Social TJSP – GA e SB (texto) / KS (foto) / MK (layout)

    imprensatj@tjsp.jus.br

 

    Siga o TJSP nas redes sociais:

    www.facebook.com/tjspoficial

    www.twitter.com/tjspoficial

    www.youtube.com/tjspoficial

    www.flickr.com/tjsp_oficial

    www.instagram.com/tjspoficial

    www.linkedin.com/company/tjesp

 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP