Novo episódio do “Juridiquês Não Tem Vez” fala sobre adoção

Saiba mais sobre etapas do processo, mitos e verdades.

 

    Para marcar o Dia Nacional da Adoção, comemorado neste 25 de maio, o novo episódio da série Juridiquês Não Tem Vez descomplica as várias nuances do tema, abordando as etapas do processo, mitos e verdades. O bate-papo com a juíza Mônica Gonzaga Arnoni, que atua na área da Infância e da Juventude desde 2014, foi conduzido pela juíza Ana Rita de Figueiredo Nery. Assista ao vídeo no canal oficial do TJSP no YouTube e ouça o programa completo em sua plataforma de podcasts favorita.

    Família extensa, cadastro de adoção, adoção direta, grupos de irmãos, análise dos pretendentes, adoção internacional e adoção de crianças com deficiência foram alguns dos tópicos abordados no podcast. "Em regra, as adoções seguras, legais e regulares são intermediadas pelo Poder Judiciário", afirmou Mônica Arnoni. "Capacidade protetiva engloba uma série de adjetivos, como amor, acolhimento, carinho, limites, garantia de direitos. Pouco importam questões de gênero ou estado civil", falou.

    No vídeo, a magistrada explicou a guarda provisória e o estágio de convivência. "Ao final do estágio de convivência, sai a sentença de adoção, a partir da qual pode ser feita a nova certidão de nascimento da criança, com a retificação do sobrenome e das ascendência materna e paterna", falou.

    As juízas também conversaram sobre o programa "Família Acolhedora", que é diferente de adoção, mas desenvolve uma função social. "É uma forma de proteção também. Em vez de a criança morar num abrigo, ela mora com uma família previamente cadastrada junto à Prefeitura", disse a entrevistada, que participa do projeto.

    O programa está disponível no Spotify, no Apple Podcasts e no Deezer. Confira!

 

    Juridiquês Não Tem Vez - Para ser cada vez mais acessível e próximo do cidadão, o TJSP produz o projeto Juridiquês Não Tem Vez. Periodicamente, são veiculados vídeos e podcasts sobre temas jurídicos que geram dúvidas na população, com explicações dos juízes paulistas em linguagem acessível e didática. Edições anteriores abordaram o crime de stalking, o Tribunal do Júri, a pornografia de vingança, a criação do juiz de garantiasexecução criminal, a diferença entre corrupção ativa e passiva e entre racismo e injúria racial. Os vídeos estão disponíveis nos destaques do Instagram do TJSP e no YouTube. Os podcasts podem ser acessados aqui.

    Para sugerir um tema para as próximas edições do Juridiquês Não Tem Vez, mande um e-mail para redessociais@tjsp.jus.br.

 

    Comunicação Social TJSP – SB (texto) / LF (arte)
    imprensatj@tjsp.jus.br

 

    Siga o TJSP nas redes sociais:

     www.facebook.com/tjspoficial

    www.twitter.com/tjspoficial

    www.youtube.com/tjspoficial

    www.flickr.com/tjsp_oficial

     www.instagram.com/tjspoficial

    www.linkedin.com/company/tjesp/

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP