Lançada pedra fundamental do novo fórum de Rio Claro
O Poder Judiciário de Rio Claro realizou, em 26/8, a solenidade de lançamento da pedra fundamental que marca o início da construção do novo fórum da comarca. Estiveram presentes à cerimônia o secretario da Justiça e da Defesa da Cidadania, Ricardo Dias Leme, o prefeito da cidade, Palminio Altimari Filho, a juiza diretora do fórum, Cyntia Andraus Carretta, e os juízes Cláudio Luís Pavão, da 4ª Vara Cível; Durval José de Moraes Leme, da 1ª Vara Criminal; Sérgio Lazzareschi de Mesquita, 3ª Criminal, e Walter Ariette dos Santos, da Vara do Júri, Execuções Criminais e da Infância e Juventude.
Em julho de 2008 foi formalizado convênio entre a prefeitura de Rio Claro e a Secretaria da Justiça para a construção do prédio. A empresa contratada para tem 12 meses para a execução da obra. A ordem de serviço é de 8/6/10.
O novo prédio terá uma área construída de aproximadamente 4,4 mil m2 e será destinado ao fórum cível, dentro de um terreno cuja área total atinge pouco mais de 18 mil m2. Os custos são divididos entre a Secretaria da Justiça (80%) e a prefeitura de Rio Claro (20%).
O fórum funcionará no modelo digital, com capacidade para abrigar até cinco varas cíveis e ficará localizado no Anel Viário, n.º 1300 - Bairro Vila Nova. As varas criminais permanecerão instaladas no atual prédio.
No Judiciário de Rio Claro trabalham 214 funcionários e circulam todos os dias pelas suas dependências aproximadamente 700 pessoas.
Assessoria de Imprensa TJSP – RP (texto) / Arquivo/Rio Claro (fotos)