Presidente do Colégio de Tribunais visita TJSP
Os magistrados da Seção de Direito Público do TJSP receberam hoje (26/8), no prédio onde funcionam seus gabinetes de trabalho (Edifício MMDC), a visita do desembargador Marcus Faver, presidente da Comissão Executiva do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunal de Justiça e ex-presidente do Tribunal Estadual do Rio de Janeiro.
Em visita a São Paulo, onde participou de uma palestra no Instituto Fernando Henrique Cardoso, na noite de ontem, em que falou sobre modernização da Justiça, Faver fez questão de encontrar com desembargadores paulistas. “Como presidente do Colégio é importante visitar os Tribunais, conhecer práticas de trabalho bem-sucedidas e aproximar as relações entre as Cortes”, disse ele, durante almoço que aconteceu no último andar do prédio, inaugurado em 1971 para abrigar o Hotel Hilton.
Acompanhado do presidente da Seção de Direito Público, desembargador Luis Antonio Ganzerla, Faver se interessou sobre as questões peculiares ao Tribunal de Justiça de São Paulo em razão de seu gigantismo: quantidade de magistrados e funcionários, número de câmaras, volume de processos, funcionamento das seções etc.
Para ele, a melhor maneira de facilitar e agilizar o trabalho, não só do TJSP, mas de todo o Judiciário brasileiro, é a implantação do processo digital. “Com o modelo eletrônico conseguimos ganhar tempo e atingir as três vertentes da Justiça: resposta num tempo razoável, de forma tecnicamente correta e eticamente justa”, afirmou o desembargador, que se aposentou em março último ao completar 70 anos.
Faver também já foi integrante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por dois anos, logo após sua instalação. “No início houve certa resistência da classe. Mas sempre fui a favor, até porque a própria Lei Orgânica da Magistratura já previa a criação de um órgão fiscalizador. Hoje, a imagem do CNJ é bastante positiva perante a sociedade, até porque também é responsável pela importante missão de planejar o futuro de toda a Justiça brasileira”, disse ele.
O desembargador contou, ainda, que estão programados dois novos encontros de presidentes de Tribunais: em setembro será no Pará e em outubro, no Paraná.
Assessoria de Imprensa TJSP – CA (texto) / AC (foto)