TJSP promove programa sobre saúde do homem
Cerca de 130 servidores e magistrados do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo participaram na manhã de hoje (12/8) do Programa “Saúde do Homem” promovido pela Secretaria da Área da Saúde – SAS do TJSP.
O objetivo do programa é despertar na consciência masculina a importância do cuidado com a saúde e a necessidade de controle, diagnóstico precoce e tratamento de diversas doenças.
Na abertura do evento, Mariângela Maluf Lagoa, secretaria da Área da Saúde, afirmou que o programa, pioneiro no Tribunal de Justiça, terá começo, meio e fim. “A área médica e odontológica do Tribunal está aqui para cuidar da saúde do servidor e conta com médicos de várias especialidades”, disse.
Na sequência, o médico do Tribunal de Justiça, Rodolfo Leão Borges, especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e Associação Brasileira de Nutrologia falou da importância dos cuidados preventivos com a saúde. “Se a população masculina for rastreada, com checagem periódica, será mais fácil identificar os fatores de riscos para uma melhor prevenção”, afirmou.
Os temas abordados no programa foram “Hormônio sexual masculino e envelhecimento: existe a andropausa?” "Aparelho cardiovascular: como prevenir a ocorrência de doenças ligadas ao coração”; “Envelhecimento e próstata: quando e como avaliar as doenças ligadas à próstata”. A cada tema abordado foi dado espaço para perguntas, sob a mediação do coordenador de promoção de saúde do TJSP, Marcelo Angotti.
Após o término da palestra, os servidores agendaam horário para a realização de exames de sangue, a fim de identificar possíveis doenças como diabetes, distúrbios de colesterol, da função renal e outros. Também foi feita uma avaliação da próstata através de exame de sangue (PSA) e dosagem do hormônio masculino (testosterona) nas pessoas que com sintomas de andropausa.
Os exames serão colhidos no próprio Tribunal de Justiça pelo laboratório Lavoisier, após a avaliação pela equipe de saúde. Antes do início da palestra a equipe procedeu à medição de peso, altura, índice de massa corpórea, circunferência abdominal e pressão arterial dos participantes.
Os presentes também preencheram um questionário individual, que, junto com o resultado dos exames laboratoriais, serão utilizados para definir o perfil de saúde dos homens do Tribunal de Justiça, identificando pacientes que necessitam de acompanhamento médico especializado para o tratamento adequado, nos próprios ambulatórios médicos do Tribunal, ou por seu médico particular.
Assessoria de Imprensa TJSP – SO (texto) / AC (fotos)