Comitiva de juízes chineses busca informações sobre estrutura do PJ
Uma delegação de juízes chineses visitou hoje (29/6) o Tribunal de Justiça de São Paulo para obter informações sobre o funcionamento da Justiça paulista. Os magistrados pertencem à Corte da Província de Jiangsu e às Cortes de Changzhou, Yixing City, Haimen City e do New District, Wuxi City. A delegação foi recebida pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Antonio Carlos Munhoz Soares, e pelos magistrados Irineu Jorge Fava, Marco Fábio Morsello, Roger Benites Pellicani, Carlos Dias Motta e Airton Vieira, além do poeta Paulo Bomfim.
O corregedor-geral detalhou o sistema jurídico brasileiro, a forma de ingresso na magistratura, a quantidade de processos em andamento, bem como a estrutura e a composição do Tribunal em 1ª em 2ª instâncias, frisando que a 2ª é formada por juízes de carreira, integrantes do MP e advogados. Munhoz Soares ressaltou o crescimento feminino na magistratura paulista. Outro tema que despertou o interesse dos visitantes foi a questão das súmulas. Eles quiseram se aprofundar no assunto.
O corregedor-geral da Justiça falou, ainda, sobre a imigração européia e oriental presentes no Brasil, que ajudaram a formar o povo brasileiro, mencionando a chegada recente de imigrantes chineses.
Os juízes chineses também explicaram como funciona a Justiça chinesa e sua hierarquia organizacional. Um dos juízes ressaltou que o Brasil por estar em desenvolvimento acelerado desperta cada vez mais interesse.
O encontro foi finalizado com um convite aos magistrados paulistas para visitar a China para prosseguir na troca de experiências e informações. Em seguida, a delegação percorreu as dependências do Palácio da Justiça.
Participaram da visita, o vice-presidente da Higher People’s Court of Jiangsu Province, Qu Jianguo e o senior judge, Li Yusheng; os presidentes da Intermediate People’s Court of Changzhou, Jiang Honglu e das People’s Court of New District, Wuxi City, Ling Zhi; Yixing City, Pei Quanhua e Haimen, Qiu Jiangue.
Assessoria de Imprensa TJSP – LV (texto) / AC (fotos)