Curso no João Mendes esclarece mitos a quem quer adotar
A Vara Central da Infância e da Juventude da cidade de São Paulo realizará, na próxima quinta-feira (20/5), o primeiro curso preparatório para quem quer se habilitar ao Cadastro de Adotantes da Vara Central da Infância e da Juventude da Capital, com a consequente habilitação no Cadastro Nacional. O treinamento visa a atender ao disposto no artigo 50 parágrafo 3º da lei 8069/90, alterada pela lei 12010/2009, que prevê preparação psicossocial e jurídica dos postulantes a adotar uma criança.
O curso será ministrado das 13 às 18 horas, no Fórum Dr. João Mendes Junior, para 80 candidatos a adoção convocados pelos setores de Serviço Social e Psicologia da Vara Central da Infância e da Juventude da Capital.
A abertura do evento será feita pelo coordenador da Comissão da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), desembargador Antonio Carlos Malheiros. Na sequência, o juiz titular da Vara Central da Infância e da Juventude de São Paulo, Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho, falará sobre as exigências legais para a adoção e fará outros esclarecimentos jurídicos sobre o tema.
Depois, técnicos de Serviço Social e da Psicologia do TJSP falarão sobre as suas atribuições no processo de adoção; perfil das crianças institucionalizadas aptas à adoção e suas famílias biológicas; preparação dos adotandos e dos adotantes; comportamentos e reações esperadas; acompanhamento psicológico necessário; adoções inter-raciais e tardias; literatura específica recomendada; e recomendações gerais.
Também farão suas exposições a presidente do Grupo de Apoio à Adoção de São Paulo, Mônica Natale; e a doutora em Medicina Genética pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Gilka J. Figaro Gattás, que esclarecerá os mitos sobre a carga genética dos adotados em relação a vícios e doenças.
Por fim, haverá a apresentação de um adotante que superou condições de adoção consideradas difíceis. Ele contará sobre sua história de sucesso desde a inscrição, preparação, habilitação, apresentação ao pretenso adotando, visitas, formalização do pedido, chegada em casa, dúvidas, o estágio de adaptação, convivência, acompanhamento psicossocial, sentença concessiva e filiação.
Assessoria de Imprensa TJSP - GM (texto) e AC (fotos)