TJSP na Mídia: Valor Econômico aborda negociações de débitos empresariais em tempos de Covid-19
Outros assuntos ligados à pandemia também foram noticiados.
Nos últimos dias, o Tribunal de Justiça de São Paulo foi destaque em diversos meios de comunicação por assuntos ligados à pandemia do novo coronavírus. O jornal Valor Econômico abordou a situação de empresas com problemas financeiros que passaram a buscar o Judiciário para promover acordo com credores; o portal de notícias G1 ressaltou o aumento no número de pedidos de medidas protetivas em Rio Preto; e os sites Via Trolebus e Rede Noticiando trataram da adesão dos transportes metropolitanos à campanha “Não se Cale!”, criada pela Corte paulista diante do isolamento social, já que a maior parte dos casos de violência contra crianças e adolescentes ocorre no âmbito familiar.
O Valor Econômico, em matéria sobre empresas atingidas pela pandemia da Covid-19, no sábado (6), noticiou acordos realizados nos últimos meses por meio do Judiciário. O texto conta que a experiência começou a ser aplicada pelo TJSP em maio, tendo como resultado 12 audiências de conciliação, com credores como concessionária de serviços públicos, shoppings centers e bancos. “Segundo especialistas, a nova ferramenta deverá atrair principalmente empresas pequenas e médias — que têm se deparado com a escassez de crédito nas instituições financeiras —, além daquelas em recuperação judicial”, afirmou a reportagem. A juíza Renata Mota Maciel destacou que “existe uma expectativa de que a demanda no Judiciário vai crescer muito, com base no grau de tensão das partes pedindo tutela de urgência por causa da Covid”.
Já o G1, também no sábado (6), abordou a questão da violência doméstica em São José do Rio Preto. Dados do Anexo de Violência Doméstica mostram que a quantidade de mulheres que solicitaram ajuda saltou de 54 em março para 95 em abril. Entrevistada, a juíza Gláucia Véspoli dos Santos Ramos de Oliveira, da 5ª Vara Criminal da comarca, ressaltou que “80% das mulheres que entram com um pedido de medida protetiva são salvas. Elas não são vítimas de feminicídio, essencialmente, porque buscaram a medida protetiva, que é extremamente eficiente e necessária”.
Os sites Via Trolebus e Rede Noticiando, voltados a temas relacionados a transportes públicos, veicularam informações sobre a adesão de empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) à campanha lançada pela Corte paulista “Não se Cale!”. “O objetivo é usar o grande público do transporte em estações, terminais, trens e ônibus por onde circulam milhões de pessoas diariamente para alertar, incentivar e orientar as denúncias de violência contra crianças e adolescentes”, diz o texto do Via Trobelus, publicado na quinta-feira (4). “As denúncias são anônimas e, assim que são feitas, uma investigação é aberta justamente para que profissionais competentes e qualificados apurem os fatos”, afirmou ao site Rede Noticiando a juíza Ana Carolina Della Latta Camargo, idealizadora do projeto. A matéria, divulgada na sexta-feira (5), ainda trouxe dados levantados pelo TJSP e informações sobre como identificar os sinais de violência e meios de denúncia.
Comunicação Social TJSP – SB (texto) / MC (arte)
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