#TrabalhoRemotoTJSP – experiências de organização do trabalho nas unidades do Judiciário paulista
Equipe da 2ª Vara de Falências fala sobre tarefas.
Em trabalho 100% remoto desde o último dia 25, o Tribunal de Justiça de São Paulo continua prestando atendimento com rapidez e segurança para garantir o efetivo funcionamento do maior Tribunal do mundo em volume de processos. Na 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais, por exemplo, comandada pelo juiz Paulo Furtado de Oliveira Filho, os servidores do gabinete e do cartório trabalham das 9 às 19 horas, conforme as regras do teletrabalho.
“Determinei desde o início da semana a prioridade nos pedidos de levantamento de recursos”, afirmou Paulo Furtado. “Liberamos mais de 13 milhões de reais para pagamento de folha e também para liberar recursos depositados em juízo que empresários poderão utilizar”, disse. Nos dois primeiros dias de funcionamento remoto, a 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais proferiu mais de 156 decisões. “Apreciamos pedidos de suspensão de assembleia geral de credores, de liberação de recursos e de adiamento de pagamento”, destacou o magistrado. Segundo ele, os advogados e os administradores judiciais têm mantido contato por e-mail e telefone, enquanto a equipe do TJSP trabalha em contato permanente via aplicativo Teams.
“Estamos dando prioridade aos pedidos mais urgentes e seguindo o planejamento que havíamos feito no início do ano, sempre adaptando à nova realidade. Depois de instalados os aplicativos que usamos diariamente, nossa produtividade superou as expectativas iniciais”, explicou a coordenadora do 2º Ofício de Falências e Recuperações Judiciais da Capital, Helena Maria Hermesdorff Oliveira. Entre os dias 20 e 27 de março, 65 processos foram distribuídos, entre incidentes e principais, 600 passaram por certificação e foram encaminhados para filas e 100 processos saíram da imprensa e foram encaminhados ao Ministério Público.
Compartilhe sua experiência
Os cartórios e equipes que queiram compartilhar suas histórias e rotinas com a Comunicação Social do Tribunal de Justiça podem enviar e-mail para redessociais@tjsp.jus.brcom fotos e informações da organização do trabalho.
Também vale publicar fotos das redes sociais e marcá-las com as hashtags #TrabalhoRemotoTJSP e #AJustiçaNãoPara, informando sua unidade. A foto pode ser publicada no Instagram @TJSPoficial.
Comunicação Social TJSP – AA (texto) / arquivo (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais: