TJSP inaugura Casa da Justiça e Cidadania em Mogi-Guaçu
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Antonio Carlos Viana Santos, inaugurou nesta segunda-feira (22/3), a Casa da Justiça e Cidadania da comarca de Mogi-Guaçu, interior do Estado de São Paulo.
Ao abrir a solenidade, o prefeito da cidade, Paulo Eduardo de Barros falou sobre a expectativa da inauguração da Casa da Justiça e Cidadania no município. “Começamos bem. Certamente, a população colherá bons resultados na Casa da Justiça de Mogi-Guaçu. É uma grande honra sediá-la em nossa cidade.”
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Luis Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, falou que estavam reunidos "para participar da histórica instalação da primeira Casa da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. O Poder Judiciário cumprirá efetivamente o seu papel institucional, oferecendo mais esse serviço à população”. E encerrou, dizendo que desejava "sucesso à Casa da Justiça do Mogi-Guaçu”.
Luiz Antonio Guimarães Marrey, secretário de Estado de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, citou o empenho do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na realização da obra: “É uma grande iniciativa a de criar um local onde a população pode dispor de uma justiça de qualidade. O CNJ, na pessoa do ministro Gilmar Mendes, prestou um grande serviço à justiça brasileira”, concluiu.
Em seu discurso, o deputado Barros Munhoz, presidente da Assembleia legislativa do Estado de São Paulo destacou que “é motivo de júbilo participar da instalação da Casa da Justiça e Cidadania na cidade de Mogi-Guaçu”. E encerrou: “Este é um exemplo da verdadeira democracia brasileira”.
O presidente do TJSP, citou Gilmar Mendes ao discursar. “Se não fosse pelo esforço do ministro Gilmar Mendes, essa inauguração não seria possível.” "Fico emocionado quando vejo as três esferas administrativas da nação se unindo para prestarem serviços magnânimos à população. A população carente será maior beneficiada com a instalação da Casa da Justiça e Cidadania em Mogi-Guaçu”, completou.
Viana Santos falou, ainda, das dificuldades em alcançar os objetivos propostos. “Toda longa caminhada começa pelo primeiro passo. E este passo foi dado hoje”. “A casa da Justiça e Cidadania de Mogi-Guaçu será uma forma de divulgar o judiciário e aproximá-lo cada vez mais da população local”, finalizou.
Encerrando a solenidade, o ministro Gilmar Mendes, que havia acabado de receber o título de Cidadão Guaçuano, falou que "é com muita alegria que nos encontramos aqui para a inauguração da Casa da Justiça e Cidadania de Mogi-Guaçu”. "Nós somamos esforços para realizar esta inauguração, que vai aproximar o Poder Judiciário da população. Agradeço o título de cidadão que carinhosamente recebi desta cidade, bem como a recepção calorosa que tive aqui."
Assessoria de Imprensa TJSP - AM (texto) / AC (fotos)