Cônsul francês e acadêmicos dos EUA são recebidos na presidência
O presidente em exercício do TJSP, desembargador Marco César Müller Valente, recebeu nesta quinta feira (18/3), no Palácio da Justiça, o cônsul geral da França, Sylvain Itté, e diretores da universidade norte-americana de Samford.
O diplomata, que já trabalhou na Alemanha, Espanha, Camarões e França, esteve reunido com Müller Valente e a juíza Maria Domitila Prado Manssur Domingos, assessora da Presidência da Seção de Direito Criminal do TJSP. Após o encontro, Sylvain Itté fez um passeio guiado pelo Palácio e recebeu, do presidente em exercício, um broche com a bandeira do Brasil e do Tribunal. “É evidente que esse é um dos principais consulados da França no mundo e isso decorre da importância de São Paulo. Temos grande satisfação em receber o representante do consulado em nosso tribunal”, afirmou o presidente em exercício do TJSP. “O consulado francês tem relação com todas as instituições brasileiras, e a Justiça é a instituição central de um país e de uma democracia. É lógico, normal e uma honra, para mim, visitar um dos maiores tribunais de Justiça do mundo”, disse Itté.
Na sequência, Muller Valente recebeu o reitor da Universidade Samford, John Carroll, o vice-reitor, James Lewis, e o diretor de programas internacionais da instituição de ensino, Michael Floyd. Os acadêmicos confirmaram a continuidade do convênio que já dura 15 anos e prevê a concessão, anual, de uma bolsa de mestrado em Direito Comparado a um magistrado do tribunal paulista. “Sobretudo, temos um relacionamento de convênios acadêmicos, o que é muito importante e conveniente para o Tribunal. É nesse contexto que temos muita satisfação em receber aqui os representantes da Samford”, festejou Muller Valente. “Viemos celebrar a continuidade do aperfeiçoamento da formação jurídica. Estamos particularmente honrados em ter a oportunidade de falar com a presidência deste Tribunal”, finalizou John Carroll.
Assessoria de Imprensa TJSP - GM (texto) / LV (fotos)