Presidente conhece Parque Nascentes do Tietê

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi, visitou na última sexta-feira (18/12) o Parque Nascentes do Tietê, situado no município de Salesópolis, cidade que fica a 109 Km da capital. Inaugurado em setembro de 1996, o parque está instalado em uma área de aproximadamente 96 mil metros quadrados. 
        Durante a visita o presidente pôde ouvir do administrador Gastão Gonçalves, que também atua como monitor, explicações detalhadas a respeito da história do Tietê e de sua importância para o desenvolvimento do Estado de São Paulo. Gastão mostrou também sobre como a criação do Parque tem contribuído para a preservação da fauna e da flora da região próxima à nascente do rio. 
        O presidente aproveitou também para conhecer a exposição de fotos que mostram usinas e barragens localizadas ao longo do percurso do rio, além de mostras da água do Tietê colhidas em diferentes pontos, que demonstram assim os vários níveis de poluição existentes. O Parque Nascentes do Tietê foi criado para  preservar e valorizar a nascente do mais importante rio do Estado, permitindo que estudantes, administradores de empresas e a sociedade em geral tenham a oportunidade conhecer com mais profundidade e riqueza de detalhes a história do Tietê, através de visitas monitoradas. 
        O Parque é administrado pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) em parceria com a Prefeitura Municipal de Salesópolis. O Tietê é o único rio inteiramente paulista. A nascente do rio Tietê está localizada a leste da Grande São Paulo, nas vertentes da Serra do Mar opostas ao Oceano Atlântico, a uma altitude de 1.027,365 m e 1.1 36 km distante de sua foz (Itapura) no rio Paraná. Mesmo nascendo próximo ao oceano (aproximadamente 22 km) depara com a Serra do Mar e segue para o interior, cortando todo o Estado de São Paulo, sendo por isso conhecido popularmente como "rio contrário".

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP