Bellocchi prestigia revitalização do prédio da Sociedade dos Veteranos de 32
Foi realizada nesta quinta-feira, (17/12), a solenidade de revitalização da sede da Sociedade dos Veteranos de 32- MMDC, no centro de São Paulo. Fundada em sete de julho de 1954, a associação tem por finalidade preservar, arquivar e difundir a história do Movimento Constitucionalista de 1932, além de prestar auxílio aos veteranos, suas viúvas e familiares.
Estiveram presentes, além do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Roberto Antonio Vallim Bellocchi, o prefeito da cidade, Gilberto Kassab, o poeta Paulo Bomfim, o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, coronel Fernando Pereira, e o presidente da Sociedade dos Veteranos de 32, Gino Struffaldi.
Paulo Bomfim abriu a solenidade declamando um poema que fez especialmente para homenagear a nova sede da Sociedade (veja íntegra no final).
Em seguida, o prefeito Gilberto Kassab falou sobre a revitalização: “Um momento feliz vive a cidade, hoje. Àqueles que tiveram papel importante na história de São Paulo, e do Brasil, oferecemos esse prédio revitalizado. Essa reforma é para perpetuar a memória dos combatentes de 1932.” “Que a renovação da sede seja a renovação dos ideais da Sociedade dos Veteranos de 32”, finalizou.
Em seu discurso, o presidente do TJ, Roberto Antonio Vallim Bellocchi, falou sobre o empenho da prefeitura de São Paulo, na reforma do prédio: “Parabéns à Sociedade dos Veteranos pela sua nova casa. Isso se deve ao esforço desse jovem empreendedor político, o prefeito Kassab. Foi sua sensibilidade que o fez arregaçar as mangas, tornando essa revitalização possível.” E lembrou de seu pai, ao citar a Revolução Constitucionalista de 1932: “Meu pai, que foi combatente, com 19 anos de idade, está no mausoléu. Tenho guardado o seu capacete em meu gabinete. A Revolução faz parte da minha história.” “Esta é uma festa de São Paulo, é uma festa para São Paulo, para o bem de São Paulo. Parabéns à Sociedade dos Veteranos de 32”, concluiu.
Gino Struffaldi, presidente da Sociedade, falou emocionado sobre a revitalização da sede: “A finalidade é comemorar a reforma, que conseguimos com tanta dificuldade, com ajuda da prefeitura. Tentamos, inúmeras vezes, sensibilizar o poder público a respeito da triste condição que a nossa sede se encontrava. Nunca fomos atendidos. Graças ao presidente Vallim Bellocchi, conseguimos contato com o Kassab, que se comprometeu a reformar nosso prédio”, E completou: “Não nos envergonhamos mais em receber visitantes ilustres, que, antes, traziam em seu olhar, compaixão, pela nossa triste situação. Esse trabalho foi feito em homenagem aos combatentes de 32”.
No final da solenidade, foi descerrado um quadro, pintado e doado pela artista Camila Giudice, que traz à memória os quatro mártires da Revolução, Dráusio, Martins, Camargo e Miragaia.
Poema:
No coração de São Paulo
O Tribunal de Justiça
Por seu Presidente e Amigo
Roberto Vallim Bellocchi
E caríssimo Kassab,
Nosso querido Prefeito,
Oferecem com respeito
Às glórias de 32.
Uma sede renovada
Ao MMDC.
Que esse gesto se consagre
Na memória desta terra
No coração bandeirante
Dos heróicos Veteranos
Da epopéia de Julho.
Rua Anita Garibaldi
Heroína dos Farrapos:
Aqui São Paulo de joelhos
Ergue uma prece de amor
Aos jovens de 32!