Fórum João Mendes Jr. recebe novas varas
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi, instalou na tarde desta segunda-feira (30/11),no Fórum João Mendes Júnior, quatro novas varas – a 43ª, 44ª e 45ª varas cíveis e a 13ª Vara da Família e Sucessões. Os juízes que assumirão as varas são, respectivamente: Alessandra Laskowski, Laura de Mattos Almeida, Fernando Antonio Tasso e Flavia Poyares Miranda.
O Fórum João Mendes é o maior fórum da América Latina. Para se ter uma idéia da sua grandiosidade, são protocoladas dez mil petições por mês, distribuídas mil ações diariamente e existem, hoje, aproximadamente 400 mil processos em andamento no fórum. O prédio, construído em 1954, acomoda 120 juízes, dois mil funcionários e circulam por ele 25 mil pessoas todos os dias.
O presidente Roberto Antonio Vallim Bellocchi abriu a solenidade, falando um pouco sobre a dificuldade que o Tribunal tem enfrentado para instalar novas varas, sejam elas no interior ou na capital. “Para que sejam instaladas novas varas, precisamos de prédios que possuam instalações dignas, no que diz respeito à acomodação dos funcionários e magistrados e com relação à acessibilidade,” disse o desembargador. E para que essa solenidade fosse realizada hoje, segundo Bellocchi, muitos desafios foram vencidos. “A instalação dessas varas deveria ter sido feita há dez anos. Este é um planejamento que estamos fazendo desde o início de 2008, mas, em razão de reformas executadas no prédio para recebê-las, só agora conseguimos deixá-las prontas.”
Após a abertura, a juíza Alessandra Laskowski, que assumirá a 43ª Vara Cível, discursou em nome de todos os magistrados responsáveis pelas novas varas, em ato de agradecimento ao presidente Bellocchi, que, segundo a magistrada, tornou possível a instalação. “A instalação dessas varas visa grandes melhorias para os jurisdicionados, uma vez que os juízes enfrentam grandes problemas, como a excessiva carga de trabalho. A inciativa vai ajudar a desafogar essa demanda.”
Posteriormente, o presidente Bellocchi voltou a tomar a palavra, para fazer um balanço e divulgar alguns números referentes a sua gestão, que se encerra no dia 31 de dezembro próximo, além de tornar oficial a instalação das varas. “Estamos executando um grandioso processo de informatização na Justiça de todo o Estado. Teremos, em 2014, um Tribunal de Justiça totalmente informatizado ao custo total de 420 milhões. Encerro este mandato com a consciência tranquila, pois, com a ajuda de todos, fiz o meu melhor,” disse. Sobre os magistrados que assumirão as novas varas, relatou: “Vocês terão uma árdua tarefa. Todos são jovens, mas, com grande experiência. Já venceram muitos desafios e, tenho certeza, vencerão este também.” Vale lembrar que as varas estão instaladas a partir de hoje, mas a distribuição de processos começa no próximo dia 22 de dezembro.