TJSP é palco de inaugurações e homenagens
O Tribunal de Justiça de São Paulo inaugurou nesta segunda-feira (17/8) totens em comemoração ao retorno das Câmaras de Julgamento ao Palácio da Justiça e a Sala do Advogado na sede do Poder Judiciário paulista. Na mesma cerimônia, foi prestada uma homenagem ao jurista Goffredo da Silva Telles Junior, que morreu aos 94 anos no último dia 27 de junho.
Na abertura da solenidade, o presidente do TJSP, desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi, destacou a realização, no Salão do Júri do Palácio da Justiça, “de três eventos fundamentais para os advogados e também para os desembargadores do Tribunal de Justiça”.
Em seu discurso, o presidente da subsecção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Luiz Flávio Borges D’Urso, cumprimentou o desembargador Vallim Bellocchi pela inauguração dos totens, agradecendo sua sensibilidade por instalar “uma sala que atende os interesses não só da classe dos advogados, mas também da cidadania – um espaço amplo, equipado e com condições dignas para o exercício da advocacia nesta Corte. A Justiça do futuro está batendo às nossas portas e para ela estamos nos preparando a cada dia. Quanto ao mestre Goffredo, é uma satisfação poder estar aqui para cultuar sua memória”, disse D’Urso.
Orador em nome do Tribunal de Justiça, o desembargador Antonio Carlos Malheiros, após saudar os presentes, falou sobre o evento: “Quando festejamos os 400 anos do primeiro Tribunal de Justiça do Brasil e os 135 anos do nosso Tribunal, hoje com todas as Câmaras reunidas neste prédio, notamos o quanto ainda falta para concretizarmos o que o professor Goffredo entendia como justiça. Advogou neste plenário do Júri, segundo ele, ‘por destinação genética e por amor’. Aqui também terá seu nome gravado, na sala que hoje é inaugurada. Quantas saudades já sinto dele. Viva Goffredo da Silva Telles Junior!”.
Em seguida, o professor Tércio Sampaio Ferraz Júnior, amigo de Goffredo Telles, discursou em nome da família do jurista. “Tenho por Goffredo a admiração de um filho espiritual. Acompanhei sua carreira. Foi um homem sério e terno, de uma ternura incomparável, que nos ensinava a pensar. Ele não está em um retrato na minha sala, mas está na memória que ninguém conseguirá apagar”, afirmou Tércio Sampaio.
Ao encerrar a solenidade, o presidente Roberto Antonio Vallim Bellocchi agradeceu pessoalmente às autoridades e servidores presentes, reiterou a homenagem ao professor Goffredo Telles – que contou também com a presença da viúva, Maria Eugenia Raposo da Silva Telles, e de sua filha, Olívia Raposo da Silva Telles. O desembargador Vallim Bellocchi parabenizou, ainda, a OAB e a Associação dos Advogados do São Paulo (AASP) pela parceria que contribuiu para a instalação da Sala do Advogado no Palácio da Justiça.