Setor de Conciliação participa de evento na zona norte da capital
No último sábado, o Setor de Conciliação Cível do Fórum João Mendes Jr. e o trailer Juizado Itinerante marcaram presença no evento Ação Global, que ocorreu, entre 9 e 17 horas, no bairro de Vila Brasilândia, zona norte da capital paulista. Esta foi a quarta edição do Ação Global que ocorreu em São Paulo este ano. O Ação Global funciona desde 1995 por iniciativa do Sesi-SP (Serviço Social da Indústria) e da Rede Globo de Televisão.
O juiz Roberto Maia Filho, responsável pelo Setor de Conciliação do Fórum João Mendes Jr.esteve no local, além de funcionários do Tribunal de Justiça e do Posto Avançado de Atendimento Judiciário da Associação Comercial de São Paulo, parceira do Tribunal. O Setor de Conciliação tem como objetivo a tentativa de acordo entre as partes antes do ajuizamento da ação ou durante o processo judicial. O setor atende algumas causas cíveis – relações de consumo, cobrança de cheques e notas promissórias, conflitos de vizinhança, colisão de veículos e pendências com instituições financeiras – e também questões de família, infância e juventude.
Durante o evento, o posto do Setor de Conciliação realizou 16 atendimentos. Sete das reclamações envolviam Direito de Família. Durante o atendimento, o reclamante conta sua história e é marcada uma data para realização de uma audiência de conciliação pré-processual. Esta semana, o setor enviará uma carta-convite às partes contrárias para participarem da audiência. As audiências foram marcadas para as duas primeiras semanas de setembro.
Quanto à quantidade de atendimentos, o juiz Maia comentou: “Não viemos aqui esperando bater recordes de atendimento, até porque é um evento festivo e poucos se preocupam com seus créditos ou débitos. Viemos marcar presença, pois todos os órgãos públicos estão representados e o TJSP não podia deixar de comparecer”.
O setor de Conciliação do Foro João Mendes Jr. conta com dois Postos Avançados:
- Associação Comercial de São Paulo - R. da Glória, 346 – Tel.: 3272-6633 (das 10 às 17 horas)
- Simpi (Sindicato da Micro e Pequena Indústria) - Av. Rebouças, 1026 - 1º ndar - Tel: 3062-5211 (das 10 às 16 horas)