Integrantes do TJSP prestigiam posse do presidente Ricardo Lewandowski no STF
O ministro Ricardo Lewandowski foi empossado hoje (10) presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) em cerimônia realizada no plenário da Corte que contou com a presença de autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, o vice-presidente, desembargador Eros Piceli, e o corregedor-geral da Justiça paulista, desembargador Hamilton Elliot Akel, prestigiaram a posse, assim como inúmeros desembargadores e juízes paulistas.
Em seu discurso, Ricardo Lewandowski abordou o duplo desafio de promover uma Justiça célere, eficaz, e de atuar à frente de um dos poderes da República, muitas vezes chamado a interferir em questões sensíveis da vida nacional. Como resposta, traçou metas para aprimorar o funcionamento da Justiça, e assegurou o respeito à harmonia e à independência entre os poderes.
À frente também do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o presidente propôs reforçar sua atuação como órgão de planejamento estratégico, garantindo sua permanente interlocução com os juízes de todos os graus de jurisdição. Defendeu ainda melhores condições de trabalho e remuneração digna aos magistrados, necessárias para valorizar a carreira e a própria Justiça.
“Nós temos um sonho: o sonho de ver um Judiciário forte, unido e prestigiado, que possa ocupar o lugar que merece no cenário social e político deste País. Um Judiciário que esteja à altura de seus valorosos integrantes, e que possa colaborar efetivamente na construção de uma sociedade mais livre, mais justa e mais solidária”, afirmou o ministro.
Currículo – Ricardo Lewandowski nasceu em 1948 na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Formou-se em Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1971). Bacharelou-se também em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (1973). É mestre (1980), doutor (1982) e livre-docente em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1994). Nos Estados Unidos obteve o título de Master of Arts, na área de Relações Internacionais, pela Fletcher School of Law and Diplomacy, da Tufts University, administrada em cooperação com a Harvard University (1981). Exerceu a advocacia (1974 a 1990). Ingressou na magistratura como juiz do Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo, pelo Quinto Constitucional da classe dos advogados (1990 a 1997). Foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, por merecimento, onde integrou, sucessivamente, a Seção de Direito Privado, a Seção de Direito Público e o Órgão Especial (1997 a 2006). É ministro do Supremo Tribunal Federal, nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2006 a 2014).
Com informações do STF.
Comunicação Social TJSP – CA (texto) / Fellipe Sampaio – STF (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br