Saúde é tema de palestra no Fórum João Mendes Júnior
O Tribunal de Justiça de São Paulo e a Coordenadoria de Apoio aos Servidores (Caps) promoveram hoje (3), com apoio da Escola Judicial dos Servidores (EJUS), a palestra Sua Saúde – Vilões e Aliados, com o médico gastroenterologista clínico e cirurgião José Luiz Amuratti. O evento reuniu 238 servidores no Fórum João Mendes Júnior e foi transmitido a outros 1.234 de 161 comarcas do interior e litoral do Estado.
O convidado explicou a importância de uma boa alimentação para a saúde e que ter acesso à informação nem sempre é suficiente para dar início a uma mudança em nossos hábitos. “Na prática, essas mudanças só se tornam efetivas quando transformadas em ação. É preciso mudar a atitude porque bons hábitos refletirão em nós mesmos”, disse.
Ele deu dicas nutricionais para controlar o peso e adotar um estilo de vida mais saudável. “São cinco itens que não podem ser esquecidos: mastigar os alimentos devagar e sair da mesa com o estômago leve; alimentar-se a cada três horas e em ambiente calmo; beber de dois a três litros de água por dia; escolher bem cada alimento e nunca esquecer que devemos comer no café da manhã como um rei, no almoço como um príncipe e no jantar como um mendigo.”
O médico enfatizou que é preciso aceitar os desafios e persistir numa rotina mais regrada porque o futuro será afetado pelas atitudes tomadas hoje. “A saúde é a constatação de que estamos caminhando certo em nossos próprios destinos. A doença, quando vem, tem o poder de te desviar de tudo”, concluiu.
Ao final, os participantes esclareceram dúvidas com o palestrante, que recebeu do juiz assessor da Presidência Ricardo Felicio Scaff e do secretário da Área da Saúde (SAS), Tarcisio dos Santos, certificado de participação do TJSP.
Comunicação Social TJSP – AG (texto) / RL (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br