Coordenadoria da Infância e da Juventude reúne-se com vice-prefeita
Na manhã do último dia 25/6, em sua reunião quinzenal, a equipe da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – coordenada pelo desembargador Antonio Carlos Malheiros – recebeu a vice-prefeita do município de São Paulo e secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), Alda Marco Antonio.
Além dos juízes de varas da Infância e Juventude que compõem a Coordenadoria e de funcionários do TJ ligados à área, também estiveram na reunião a coordenadora geral de assistência social do município (Cogeas), Angela Eliana de Marchi e Zilah Daijo Kuroki, da Coordenadoria de Proteção Social Especial da Smads.
O encontro durou cerca de três horas e diversos temas foram debatidos: territorialização dos abrigamentos de crianças e adolescentes, profissionalização de adolescentes em cumprimento de liberdade assistida, reestruturação dos centros de referência, drogadição e moradores de rua. Quanto à reformulação dos abrigos, disse Alda Marco Antonio: “Queremos dar tranquilidade ao juiz. Se ele determina tal medida, deve ter a segurança de que se trata de uma medida minimamente saudável.”
A reunião com a vice-prefeita é uma concretização de uma das propostas da Coordenadoria – o trabalho em rede. Em outra ocasião, o juiz da Vara da Infância e Juventude de Guarulhos, Daniel Issler, definiu o que é a rede: “Um movimento social não hierarquizado para ligar os responsáveis pelo atendimento a crianças e adolescentes”. Sobre a iniciativa, concluiu o desembargador Malheiros: "Reuniões como estas, com outras esferas de poder, devem sempre ser realizadas, sem descuido de encontros com a sociedade civil. É o trabalho em rede com o objetivo de materializar a justiça para as crianças e os adolescentes. Sem tal tarefa será inútil qualquer empenho do Tribunal de Justiça relativamente à infância e à juventude".