TJSP empossa advogados no cargo de desembargador
Os advogados Alberto Gosson Jorge Junior e Ana Catarina Strauch foram empossados hoje (23) desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo. A cerimônia solene ocorreu no Salão do Júri do Palácio da Justiça e teve a presença de expressivo público, composto de desembargadores, magistrados, integrantes do Ministério Público e das advocacias privada e pública, servidores, amigos e parentes dos agraciados.
O presidente José Renato Nalini conduziu a solenidade, na companhia do vice-presidente Eros Piceli, do corregedor-geral Hamilton Elliot Akel, do ministro do Superior Tribunal de Justiça Paulo Dias de Moura Ribeiro e do desembargador Roberto Nussinkis Mac Cracken, orador do TJSP na ocasião.
Em discurso, Roberto Mac Cracken ressaltou a importância da advocacia na consecução da paz social, assumindo verdadeiro caráter de serviço público. “O denominado quinto constitucional, tanto dos colegas oriundos da advocacia como do Ministério Público, vem prestando relevantíssimos serviços a esta Egrégia Corte. A partir da nomeação e posse todos são juízes, mas a estrutura eclética que a Constituição Federal oferece às Cortes, com o denominado quinto constitucional, no meu modesto ver, só as enriquecem”, afirmou. “São vivências diferenciadas ao longo de larga experiência que permitem aportar destacados valores aos Tribunais. Por outro lado, e digo que esta é a minha situação, os colegas de carreira também muito acrescentam aos do quinto constitucional. Trata-se de saudável, proveitosa e indispensável simbiose.”
O conselheiro federal e diretor de relações institucionais da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Luiz Flávio Borges D’Urso, que representou o presidente da OAB-SP na solenidade, saudou os presentes e igualmente comentou a respeito do quinto. “É um instituto peculiar, que não existe em nenhum outro lugar do planeta. A oportunidade de poder integrar um colegiado traz melhoria à Justiça e aprimoramento da prestação jurisdicional”, disse.
Alberto Gosson Jorge Junior agradeceu pelo voto de confiança concedido. “Sempre me honrou ser advogado. Nós, que viemos pelo quinto constitucional, sentimos a responsabilidade pela unção recebida por nosso órgão de classe. Minha retribuição virá pelo esforço e dedicação para honrar os que depositaram confiança em mim.”
Ana Catarina Strauch contou que havia 8 anos que tentava chegar ao cargo de desembargador. “Essa caminhada trouxe-me sabedoria, serenidade e humildade, a noção de que não fazemos nada sozinhos”, declarou. “Inicio agora nova missão de vida, que hei de honrar, e deixo uma mensagem aos jovens advogados: não desistam de seus sonhos, a perigo de se tornarem como um pássaro de asas quebradas que não pode voar.”
Ao encerrar a solenidade, o presidente José Renato Nalini falou do júbilo pela renovação da Corte, conferida com a entrada dos novos desembargadores. “Seus nomes foram sufragados por raro consenso que se encontra nesta Casa. O Tribunal de Justiça está muito feliz por recepcioná-los, sabendo da experiência e da vida de trabalho que ostentam”, disse.
Compareceram à cerimônia solene também os desembargadores Artur Marques da Silva Filho (presidente da Seção de Direito Privado), Ricardo Mair Anafe (presidente da Seção de Direito Público) e Geraldo Francisco Pinheiro Franco (presidente da Seção de Direito Criminal); o coordenador da área de filosofia e direitos humanos da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Eutálio José Porto Oliveira, representando o diretor; o 2º vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados, desembargador Oscild de Lima Júnior, representando o presidente; a desembargadora Regina Aparecida Duarte, representando a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região; o vice-presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado, juiz coronel Fernando Pereira, representando o presidente; o subprocurador-geral de Justiça de São Paulo, Arnaldo Hossepian Salles Lima Júnior, representando o procurador-geral; o presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Sérgio Rosenthal; o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro; o procurador-geral do Estado de São Paulo, Elival da Silva Ramos; a defensora pública coordenadora do Núcleo Especializado de Segunda Instância e Tribunais Superiores da Defensoria Pública do Estado, Amanda Pontes de Siqueira, representando a defensora pública-geral; o delegado de polícia divisionário Laerte Idalino Marzagão Junior, representando o delegado-geral de polícia do Estado; o diretor da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, José Rogério Cruz e Tucci; o diretor da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, Marcelo José Ladeira Mauad; e o chefe de gabinete da Presidência do TJSP e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim.
Trajetórias
Ana Catarina Strauch – Nascida em São Paulo, em 1953, formou-se em direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas, turma de 1981. Ingressou na advocacia em 1988, com destacada atuação na Ordem dos Advogados do Brasil. Possui carreira acadêmica e especialização nos ramos processual e de família e sucessões, assim como em métodos alternativos de solução de conflitos.
Alberto Gosson Jorge Junior – Natural de São Paulo, onde nasceu em 1953. É bacharel em direito pela Universidade de São Paulo, turma de 1976, e mestre em direito das relações sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ingressou na carreira em 1974, como estagiário de escritório. Também é docente e autor de diversas publicações jurídicas.
Mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – MR (texto) / AC (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br