Procuradores de Justiça são empossados desembargadores em sessão solene

        Dois integrantes do Ministério Público de São Paulo tomaram posse hoje (22) nos cargos de desembargadores do Tribunal de Justiça. São eles os procuradores Alcides Malossi Junior e Ricardo Sale Junior. A cerimônia solene ocorreu no Salão do Júri do Palácio da Justiça e contou com a presença de desembargadores, magistrados, membros do Ministério Público e da advocacia, representantes do Poder Público, servidores, amigos e familiares dos empossados.

        A mesa condutora da solenidade foi composta pelo presidente José Renato Nalini, acompanhado pelo vice-presidente Eros Piceli, o corregedor-geral Hamilton Elliot Akel, o procurador-geral de Justiça Márcio Fernando Elias Rosa e o orador da cerimônia em nome do TJSP, desembargador Hermann Herschander.

        Em discurso pontuado pelos sentimentos de gratidão e de acolhida aos novos desembargadores, Hermann Herschander – ex-promotor e procurador de Justiça – destacou que o instituto do quinto constitucional, que traz ao quadro do Tribunal profissionais oriundos do Ministério Público e da advocacia, é benéfico por inserir na magistratura novas experiências e conhecimentos. “São dois operadores do direito que trilharam com altivez e sem mancha o caminho do Ministério Público. Dois procuradores de Justiça que souberam honrar, durante longas décadas, as nobres insígnias que revestiram. Dois apaixonados do direito, que angariaram a admiração e o apreço de todos os que os conheceram e ao lado deles trabalharam. Dois abnegados cuja única pretensão, ao cruzar este limiar, é continuar contribuindo para a consecução da Justiça”, declarou.

        O procurador-geral de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa, disse que o Ministério Público sente-se honrado em conceder à magistratura dois de seus mais notáveis integrantes. “Suas condutas profissional e pessoal nos dão a certeza de que ambos darão valiosa contribuição ao Poder Judiciário, pois assumem o elevado cargo de desembargadores e as incumbências naturais da toga com a experiência, a maturidade, o conhecimento e a sensibilidade típica de todos os demais componentes deste Egrégio Tribunal de Justiça.”

        Ricardo Sale Junior emocionou o público presente ao lembrar familiares queridos, já falecidos, que exerceram papel fundamental em sua trajetória pessoal e profissional: Ricardo (pai), Horácio (tio) e Maria (esposa). Para sua felicidade, a mãe e as duas filhas estiveram presentes no Salão do Júri nesse momento de consagração, em que chegou ao mais elevado posto do Judiciário estadual. “Tenho orgulho de fazer parte do maior Tribunal do País, não apenas no aspecto quantitativo, mas também em envergadura moral e importância jurídica”, afirmou.

        “Devo muito à vida”, disse Alcides Malossi Junior em seu pronunciamento. “O que surge importante é que, se aqui cheguei, como devedor, necessito retribuir. E a melhor forma é a dedicação, agora, ao trabalho de magistrado, pela importância social que ele representa. Procurarei, então, continuar agindo com extrema responsabilidade, seguindo minha melhor orientadora, minha consciência.”

        O presidente da Corte, José Renato Nalini, agradeceu a presença de todas as pessoas à solenidade e frisou que a Justiça do século 21 deve primar pelo cultivo da virtude. “Num momento em que o Brasil judicializou todos os assuntos, cada magistrado deve ter consciência das consequências de sua conduta”, declarou. Ele parabenizou os empossados pela sensibilidade, maturidade e experiência, qualidades que irão agregar ao TJSP. “O Ministério Público nos honra de nos conceder integrantes de imenso valor.”

        Também prestigiaram a cerimônia os desembargadores Artur Marques da Silva Filho (presidente da Seção de Direito Privado), Ricardo Mair Anafe (presidente da Seção de Direito Público) e Geraldo Francisco Pinheiro Franco (presidente da Seção de Direito Criminal); o desembargador Paulo Roberto Grava Brazil, representando o diretor da Escola Paulista da Magistratura; o assessor especial da Presidência da Associação Paulista de Magistrados, desembargador Carlos Roberto Petroni, representando o presidente; o juiz do Tribunal de Justiça Militar do Estado Silvio Hiroshi Oyama, representando o presidente; a diretora da Mulher Advogada e conselheira seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Tallulah Carvalho; o secretário de Estado adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania, Gilberto Nascimento Silva Junior, representando a secretária; o subprocurador do Contencioso Geral da Procuradoria Geral do Estado, Fernando Franco, representando o procurador-geral; o corregedor-geral do Ministério Público do Estado de São Paulo, Nelson Gonzaga de Oliveira; o presidente da Associação Paulista do Ministério Público, Felipe Locke Cavalcanti; o vice-presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Leonardo Sica, representando o presidente; o comandante do 45º BPM/M, tenente coronel PM José Eduardo Bexiga, representando o comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo; e o chefe de gabinete da Presidência do TJSP e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim.


        Trajetórias

        Alcides Malossi Junior – Procurador de Justiça, é natural de Santos, onde nasceu em 1963. Formou-se pela Faculdade Católica de Direito de Santos em 1986, com pós-graduação lato sensu em direito penal pela Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, em 1999. Foi escrivão de polícia do Estado entre 1983 e 1986, promotor de Justiça em Minas Gerais entre 1986 e 1987, ano em que passou a atuar no Estado de São Paulo.

        Ricardo Sale Junior – Procurador de Justiça, nasceu em 1954 em São Paulo. Cursou direito nas Faculdades Metropolitanas Unidas, turma de 1981, e é mestre em direito das relações sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi advogado militante entre 1982 e 1989 e integrante do Ministério Público desde 1989. Detém profícua carreira acadêmica.
Mais fotos no Flickr.

 

        Comunicação Social TJSP – MR (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP