Juízes participam de curso de vitaliciamento na EPM

        Juízes aprovados no 183º Concurso de Ingresso na Magistratura participaram ontem (19) da fase presencial da 2ª Etapa do Curso de Formação Inicial – Vitaliciamento, na Escola Paulista da Magistratura (EPM). O curso foi ministrado na modalidade a distância de 8 de abril até o último dia 15 e será concluído na próxima sexta-feira.

        A palestra inaugural, “A Ética na magistratura”, foi ministrada pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Hamilton Elliot Akel, e teve a participação do diretor da EPM, desembargador Fernando Antonio Maia da Cunha, que fez a abertura dos trabalhos, e do juiz Cláudio Luiz Bueno de Godoy, conselheiro da EPM e responsável pela Coordenadoria dos Cursos de Iniciação Funcional e Aperfeiçoamento para Vitaliciamento da Escola.

        Entre os princípios do Código de Ética, o desembargador Elliot Akel citou em sua palestra a transparência, a independência, o sigilo profissional, a urbanidade, a cortesia, a humildade, a fraternidade, a integridade, a prudência e o dever de capacitação. “Somos todos magistrados em formação. A cada dia, aprendo algo novo, inclusive, com os senhores”, disse. Por fim, salientou que o juiz ético, comedido e dedicado à rápida prestação jurisdicional sempre será um fator de justiça e de prestígio para o Judiciário. Também fizeram uso da palavra os juízes assessores da Corregedoria Rubens Hideo Arai e Durval Augusto Rezende Filho.

        Na parte da tarde, juízes assessores da Presidência apresentaram alguns dados da administração. Gustavo Santini Teodoro e Fernando Antônio Tasso discorreram sobre a gestão de processos – foi apresentado histórico da informatização do Tribunal até o desenvolvimento do Plano de Unificação, Modernização e Alinhamento (PUMA), bem como a situação atual do processo digital no Estado. Na sequência, Mario Sérgio Leite falou sobre as atribuições do juiz diretor de Fórum, citando questões como a construção dos prédios e a terceirização de serviços. Encerrando as palestras, Maria Fernanda de Toledo Rodovalho e Maria de Fátima Pereira da Costa e Silva falaram sobre as atribuições do juiz titular de Vara em relação à gestão de funcionários.

 

        Comunicação Social TJSP – MA (texto e fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP