Presidente reúne-se com juízes da região de Jundiaí
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi, reuniu-se neste sábado (30/5) em Jundiaí com juízes que integram a 5ª Circunscrição Judiciária, no Fórum da cidade, sede da circunscrição.
Participaram da reunião 43 magistrados das cidades que integram a circunscrição - Itatiba, Vinhedo, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Cajamar e Caieiras. Além destes, também estavam presentes os desembargadores Marcio Franklin Nogueira e Cláudio Antônio Soares Levada, coordenador da 5ª Circunscrição e os juízes Homero Maion, juiz assessor da presidência do TJSP e Richard Chequini, juiz assessor da presidência da Seção Criminal do Tribunal.
Ontem (29/5) o presidente esteve reunido com magistrados da 6ª Circunscrição Judiciária, cuja sede é Bragança Paulista e na quinta-feira com juízes da 54ª, em Amparo.
Trata-se de mais uma visita de uma série de outras que o presidente vem fazendo a diversas regiões do Estado – iniciadas em agosto do ano passado na comarca de Monte Alto. Desde então, já manteve reuniões com magistrados de quase 50 comarcas. Até o final de sua gestão, em dezembro, pretende estar em todas as 56 Circunscrições Judiciárias do Estado. O objetivo dessas viagens ao interior, segundo o desembargador, é conhecer mais de perto a realidade do Poder Judiciário paulista, além de prestigiar tanto os magistrados das comarcas do interior como as cidades que visita.
Em janeiro deste ano, o presidente Vallim Bellocchi esteve em Franca (sede da 38ª Circunscrição Judiciária), Ituverava (40ª CJ), Batatais e Brodowski, ambas integrantes da 39ª Circunscrição Judiciária. No início de fevereiro reuniu-se com magistrados das comarcas de Lins, Andradina e Araçatuba, sedes respectivamente da 35ª, 37ª e 36ª Circunscrições Judiciárias. Entre os dias 25 e 28 de fevereiro Vallim Bellocchi esteve em Barretos, sede da 14ª Circunscrição Judiciária, Jaboticabal (42ª CJ), Catanduva (15ª CJ) e Araraquara, cidade que é sede da 13ª Circunscrição Judiciária.
Em março, o presidente reuniu-se com os juízes das comarcas de Pirassununga (11ª CJ), São João da Boa Vista (50ª CJ) e Moji-Mirim (7ª CJ), entre os dias 18 e 22. E, no mês passado, visitou Piracicaba (34ª CJ), Rio Claro (9ª CJ), Americana (53ª CJ), Sumaré (53ª CJ), Itapeva (49ª CJ), Sorocaba (19ª CJ) e Itu (20ª CJ). Neste mês de maio o presidente esteve reunido com magistrados das circunscrições judiciárias de número 12, em São Carlos e de Casa Branca, sede da 43ª Circunscrição Judiciária.
Jundiaí
Jundiaí tem 342.983 habitantes e é sede da 5ª Circunscrição Judiciária, integrada também pelas cidades de Itatiba, Vinhedo, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Cajamar e Caieiras.
O Judiciário do município abriga seis varas cíveis, três criminais, três varas da Família e das Sucessões, uma Vara do Júri, Execuções Criminais e da Infância e da Juventude, uma Vara do Juizado Especial, uma Vara da Fazenda Pública, um Juizado Especial Cível, um Juizado Informal de Conciliação e um Serviço Anexo das Fazendas.
Atualmente estão em andamento 116.282 processos, dos quais 3.085 deram entrada neste mês de maio. Trabalham no Fórum de Jundiaí 471 funcionários e cerca de mil pessoas circulam diariamente por suas dependências. A juiz diretor do fórum é Paulo Roberto Ferreira Sampaio.