Universidade São Judas Tadeu realiza Júri Simulado no Palácio da Justiça

      O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo cedeu hoje (5/5), o Tribunal do Júri do Palácio da Justiça, “Sala Desembargador Paulo Costa”, para realização de um júri simulado.
    O evento foi realizado pela Universidade São Judas Tadeu. O último julgamento realizado no salão aconteceu em 19 de agosto de 1987, quando um rapaz do bairro Vila Santa Catarina foi acusado pelo assassinato de toda a sua família.                 
    O diretor da Faculdade de Direito Fernando Herren Aguillar ressaltou a importância do júri simulado: “além de ensinar como funciona o Tribunal do Júri, a pratica possibilita que os estudantes vivenciem a atmosfera de uma sala de julgamento”, disse.     
    O júri simulado foi organizado pelos professores de Direito Penal, Amália Zapala e Marcos Carazai, e contou com a participação do juiz da 4ª Vara Cível do Fórum Regional do Tatuapé, Fabio Henrique Podestá que presidiu o júri simulado.      
    O professor Marcos Carazai abriu o evento agradecendo a presença de todos, e pediu aos presentes para sentirem o ambiente onde se realiza o julgamento dos crimes dolosos contra a vida. Carazai também agradeceu em nome da Universidade São Judas Tadeu o presidente do TJSP, desembargador Roberto Antonio Vallim Bellochi, por ter autorizado a realização desse evento.    
    No final do ano passado, a Faculdade de Direito Armando Álvares Penteado - FAAP, e a Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo também realizaram um Júri Simulado no Tribunal do Júri do Palácio da Justiça, “Sala Desembargador Paulo Costa”.  

                                                                           Faculdades de Direito
    

    As Faculdades de Direito interessadas em simular o funcionamento de um "Tribunal do Juri" podem entrar em contato com o Gabinete do Cerimonial e Relações Públicas do Tribunal de Justiça, através dos telefones 3242-9366, ramal 376, 3112-0844/0961. Após a realização do Júri Simulado, poderá ainda ser agendado um tour pelas dependências do histórico prédio do Palácio da Justiça, quando  os estudantes irão conhecer em detalhes um pouco mais da vida do Poder Judiciário paulista.
    
                                                                           Tribunal do Júri

 O Plenário do Júri, com uma área de aproximadamente  230 metros quadrados, é todo revestido com lambris de madeira de lei, entalhada por artífices do Liceu de Artes e Ofícios, escola de Ramos de Azevedo. O teto, ornamentado com motivos renascentistas, tem ao centro uma clarabóia com belo vitral e lustres de bronze e alabastro, pesando cerca de meia tonelada cada. O crucifixo, em tamanho natural, foi entronizado em 2 de janeiro de 1933 por D.Guido Del Toro, na ocasião da primeira sessão do júri.

Assessoria de Imprensa TJSP - LV (texto) / AC (fotos) 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP