Presidente do TJSP reúne-se com juízes da região de Sorocaba
Na última quarta-feira, 22 de abril, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi, iniciou mais uma da série de viagens que tem feito ao interior do Estado, a fim de conhecer as circunscrições judiciárias e prestigiar os juízes paulistas.
Na tarde de hoje (24/04), o presidente esteve reunido com os juízes da 19ª Circunscrição Judiciária, no fórum da comarca de Sorocaba. Ontem ele esteve com os magistrados da 49ª CJ, cuja sede é Itapeva.
O presidente Vallim Bellocchi pretende terminar sua gestão (em dezembro próximo) tendo visitado as 56 circunscrições do Estado. De agosto de 2008 até o momento, ele já passou por mais de 40 comarcas. Com as reuniões, o desembargador busca um contato mais próximo com as realidades judiciárias locais e também fornecer aos magistrados detalhes sobre a administração do Poder Judiciário paulista.
No mês de janeiro deste ano, o presidente esteve nas comarcas de Franca, Ituverava, Batatais e Brodowski. Em fevereiro, o desembargador foi a Lins, Andradina, Araçatuba, Barretos, Jaboticabal e Araraquara. Pirassununga, São João da Boa Vista e Moji Mirim foram visitadas em março. E, no início de abril, as comarcas de Piracicaba, Rio Claro, Americana e Sumaré contaram com a presença de Vallim Bellocchi.
Sorocaba
Sorocaba é sede da 19ª Circunscrição Judiciária, que abrange as localidades de Votorantim, Ibiúna, Piedade, Pilar do Sul, São Roque e Mairinque. Localizada a 101 quilômetros da capital, a comarca conta com sete varas cíveis, quatro varas criminais, três varas da família e sucessões, uma vara do júri e execuções criminais, uma da infância e juventude, uma da fazenda pública, duas do juizado especial cível e mais um juizado especial cível, um juizado informal de conciliação e um serviço de anexo das fazendas.
O Poder Judiciário de Sorocaba conta com 560 funcionários. Aproximadamente duas mil pessoas freqüentam seus prédios diariamente. Estão em andamento na comarca 317.418 processos, dos quais 5.195 deram entrada em fevereiro último. 198.526 ações referem-se à Fazenda Pública. O juiz diretor do fórum é Hugo Leandro Maranzano e o desembargador responsável pela 19ª CJ, José Roberto Neves Amorim. O município, segundo o IBGE, tem 576.312 habitantes.