Chefe do Poder Judiciário assume o Governo paulista

    O presidente do TJSP, desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi, irá assumir o governo do Estado nos próximos dias 2, 3 e 4 de fevereiro em razão da ausência do governador José Serra e de compromissos no exterior do vice-governador, Alberto Goldman, e do presidente da Assembléia Legislativa, Vaz de Lima.
    O atual presidente do Judiciário Paulista será o sexto magistrado a assumir a chefia do Executivo em São Paulo. 
    Em 1931, o ministro Laudo Ferreira de Camargo assumiu a função devido à crise institucional resultante da Revolução de 1930, sucedendo ao coronel João Alberto Lins de Barros. 
    O desembargador Joaquim de Sylos Cintra assumiu de 7 de agosto a 4 de outubro de 1962, quando o professor Carvalho Pinto se licenciou do cargo.
    Em virtude do afastamento do governador Abreu Sodré, em 1970, o desembargador Cantidiano Garcia de Almeida exerceu o cargo por quase um mês.
    Em setembro de 1994, durante uma viagem ao exterior, o governador Luiz Antonio Fleury Filho foi substituído, por uma semana, pelo desembargador José Alberto Weiss de Andrade.
    De 17 a 20 de maio de 2002, o então vice-governador Geraldo Alckmin viajou à Itália e foi substituído pelo desembargador Sergio Augusto Nigro Conceição. Outra substituição aconteceu no dia 25 de junho do mesmo ano.    
    O desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi é natural do Rio de Janeiro, bacharel pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 1965. Ingressou na Magistratura paulista em 1966, promovido sucessivamente (Dracena, Ubatuba, Flórida Paulista e a Capital do Estado), e chegando ao cargo de juiz de Direito titular da 4ª Vara da Família e Sucessões. Em seguida ascendeu ao então Segundo Tribunal de Alçada Civil, em 1980, e ao Tribunal de Justiça, em 1984.
    Foi presidente da Seção de Direito Público, tendo exercido as funções de presidente, vice-presidente, corregedor-geral da Justiça e decano, em períodos de substituição.
    É membro do Órgão Especial da mesma Corte Estadual, integrando, também, várias comissões ao longo dos anos e, por fim, é membro do Tribunal Regional Eleitoral, com sede nesta Capital, tendo presidido a Comissão de Propaganda Eleitoral, no pleito de 2006.
    O desembargador Roberto Vallim Bellocchi foi eleito em 5 de dezembro de 2007 para a Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo, para o biênio 2008-2009.

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP