TJSP tem sete novos desembargadores
Representantes do Poder Judiciário paulista e de outras instituições participaram, na tarde desta sexta-feira (2), da posse de sete novos desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo. Luiz Felipe Nogueira Júnior, Francisco Orlando de Souza, Sérgio Rui da Fonseca, Elcio Trujillo, Miguel Petroni Neto, Ricardo Pessoa de Mello Belli e Rubens Rihl Pires Corrêa assumiram o cargo mais alto da magistratura do Estado. O maior tribunal do país, que tem mais de 19 milhões de processos em andamento, conta agora com 354 desembargadores.
O desembargador Ruy Coppola, que conduziu os empossados ao Salão dos Passos Perdidos do Palácio da Justiça, local da solenidade, falou em nome do TJSP. A missão de saudar os desembargadores, segundo ele, parecia ser “a mais difícil a mim atribuída nestes últimos anos nesta Corte. Mas quando fui executar a missão ela mostrou-se fácil, pela qualidade dos empossados”.
Após falar um pouco sobre a carreira de cada um deles, Ruy Coppola foi “tentar descobrir algo mais sobre os empossados”. Para ele, o Tribunal de Justiça de São Paulo precisa, e muito, “da sabedoria do Ricardo, do otimismo do Luiz Felipe, da generosidade do Rubens, da confiança do Miguel, da serenidade do Francisco, da inteligência do Elcio e da independência de Sérgio. Precisamos de vocês para que sejamos respeitados, e não se reconheçam aqui bandidos ou mocinhos, mas juízes do maior tribunal deste país”.
Elcio Trujillo foi o escolhido para representar os novos desembargadores. “Data festiva, motivo de muita alegria. Passamos a integrar o colegiado da maior e mais importante Corte de Justiça do país. Costumo afirmar que o Judiciário, sempre tão atacado, é o Poder da nação que se forma, continuamente, em busca do justo, do solidário, do fraterno. Somos fruto da luta e sob esse lema seguiremos na busca incontida da máxima verdade.”
O presidente José Roberto Bedran encerrou a solenidade. “O Tribunal de Justiça, orgulhoso, recebe mais sete novos desembargadores que continuarão a prestar os serviços que vêm prestando em prol da Justiça. Renovo minhas saudações e cumprimentos aos colegas empossados.”
À solenidade estiveram presentes também o corregedor-geral da Justiça em exercício e decano do TJSP, desembargador José Gaspar Gonzaga Franceschini; o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Luis Antonio Ganzerla; o desembargador Sérgio Antonio Ribas, representando o presidente da Seção de Direito Criminal; o desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin, representando o presidente da Seção de Direito Privado; o presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti; o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo; o 1º vice-presidente da Associação Paulista de Magsitrados (Apamagis), desembargador Roque Antonio Mesquita de Oliveira; o secretário-adjunto de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Fabiano Marques de Paula, representando o governador de São Paulo; o deputado Celso Giglio, representando o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; o vice-presidente e corregedor em exercício do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo, desembargador Antonio Carlos Mathias Coltro, representando o presidente; o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, juiz coronel Clóvis Santinon; o procurador de Justiça e diretor-geral do Ministério Público, Paulo Sérgio Puerta dos Santos, representando o procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo; a procuradora do Estado, Maria Luciana de Oliveira Facchina Podval, representando o procurador-geral do Estado de São Paulo; o defensor público, coordenador do Núcleo de Segunda Instância e Tribunais Superiores, Pedro Giberti, representando a defensora pública geral do Estado de São Paulo; o desembargador Paulo Henrique Barbosa Pereira, ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo; o 2º vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) e diretor do Fórum Hely Lopes Meirelles, Fernando Figueiredo Bartoletti, representando o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB); o conselheiro e presidente da Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Antonio Ruiz Filho, representando o presidente da OAB SP; o procurador de Justiça, Ricardo Antonio Andreucci, representando o presidente da Associação Paulista do Ministério Público, desembargadores, juízes, integrantes do Ministério Público e da Ordem dos Advogados, servidores, amigos e familiares dos empossados.
Currículos
Luiz Felipe Nogueira Júnior nasceu em 15 de setembro de 1958, na capital paulista. Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) – turma de 1983. Assumiu o cargo de juiz substituto nomeado para a 52ª Circunscrição Judiciária, em 1986, passando ainda pelas comarcas de Teodoro Sampaio, Fernandópolis, Jacareí, Taubaté e pela 2ª Vara da Família e das Sucessões do Foro Regional de São Miguel Paulista.
Ricardo Pessoa de Mello Belli nasceu em 5 de abril de 1960, na capital paulista. Formou-se pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica (PUC), turma de 1983. Ingressou na magistratura como juiz substituto da 24ª Circunscrição Judiciária, em 1985. Trabalhou nas comarcas de Pedregulho, Igarapava e Santo André, além da 34ª Vara Cível da Capital e da 2ª Vara da Família e das Sucessões do Foro Regional da Lapa.
Francisco Orlando de Souza é natural de Garanhuns, Pernambuco. Nasceu em 18 de dezembro de 1953 e se formou pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, turma de 1980. Ingressou na magistratura em 1985, na 44ª Circunscrição Judiciária, com sede em Guarulhos. Trabalhou nas comarcas de Bilac, Osvaldo Cruz, Diadema e na 21ª Vara Criminal da Capital.
Sérgio Rui da Fonseca é paulistano, nascido em 20 de dezembro de 1960. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), turma de 1979, ingressou na magistratura no ano de 1986, na 16ª Circunscrição Judiciária. Após passar pelas comarcas de Pedregulho e Itararé, assumiu a 1ª Vara da Família e das Sucessões do Foro Regional de São Miguel Paulista e a 3ª Vara Criminal da capital.
Elcio Trujillo é paulista de Ribeirão Preto. Nascido em 31 de agosto de 1953, formou-se pela Faculdade Direito “Laudo de Camargo” - Centro de Ciências Humanas – Universidade da Associação de Ensino de Ribeirão Preto – Unaerp – turma de 1977. Iniciou a carreira na 40ª Circunscrição Judiciária, em 1979, trabalhando também nas comarcas de Santa Fé do Sul, Pedregulho, Rancharia, Matão, Franca, 7ª Vara da Família e das Sucessões e 35ª Vara Cível Central da Capital.
Miguel Petroni Neto nasceu em 14 de dezembro de 1956, na cidade de São Carlos. Formou-se pela Faculdade de Direito de São Carlos – turma de 1979. Foi nomeado juiz substituto em 1983, para a 15ª Circunscrição Judiciária, com sede em Catanduva. Judicou nas comarcas de José Bonifácio, Piraju, Santos e na 37ª Vara Cível Central de São Paulo.
Rubens Rihl Pires Corrêa é paulista, de São Paulo, nascido em 14 de fevereiro de 1956. Graduado pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica (PUC) – turma de 1983, iniciou sua carreira como juiz substituto em 1985, nomeado para a 31ª Circunscrição Judiciária, com sede em Marília. Passou pelas comarcas de Palestina, Campos do Jordão, Osasco e pela 2ª Vara Especial da Infância e da Juventude Central.
Comunicação Social TJSP – AM (texto) – AC (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br