Palestra sobre qualidade de vida encerra Aulas Magnas de 2011 no Fórum da BF
Uma palestra diferente dos temas comumente abordados no meio jurídico encerrou hoje (1º) o ciclo de Aulas Magnas em 2011, no Fórum Criminal da Barra Funda. O convidado foi o médico cardiologista e presidente do Comitê Multidisciplinar de Medicina Psicossomática da Associação Paulista de Medicina, Artur Zular, e o tema foi Qualidade de Vida no Judiciário: Viver mais para viver bem!
O juiz Rodrigo Capez, assessor da Vice-Presidência do TJSP e coordenador do Núcleo da capital da Escola Paulista da Magistratura, deu as boas-vindas ao médico e destacou a importância do tema para os servidores do Judiciário. “Os funcionários e magistrados do TJSP estão sujeitos ao stress em razão da carga e do tipo de trabalho que desenvolvem, como, por exemplo, o atendimento ao balcão. É preciso aprender a lidar com o stress para que ele não tome conta da nossa vida”, afirmou.
A ideia de encerrar com uma palestra direcionada ao bem-estar foi do juiz Fábio Luís Bossler, também assessor da Vice-Presidência. “O objetivo é levar aos participantes grandes ensinamentos que talvez mudem a forma de pensar e gerem mais qualidade de vida.”
Artur Zular falou sobre stress, longevidade e fez uma pergunta para o público: o que é a tão falada qualidade de vida? Para alguns pode ser saúde, para outros, ter uma família feliz, ou ainda viajar. Ele deu a definição correta: é estar bem consigo mesmo e com as pessoas que lhe cercam. Ter saúde é saber equilibrar a energia e tempo para as diversas esferas da vida. “Temos que saber o quanto investir em cada uma das áreas da vida – física, social, espiritual etc. – porque não adianta estar bem em uma e, na outra, deixar a desejar. É como se uma mesa só tivesse três pés, e aí, ela não para em pé”, disse.
O médico destacou que as dicas que deu ao longo palestra não são segredo para ninguém, mas que sua profissão lhe mostrou que as pessoas só se lembrarem do quanto é importante cuidar do bem-estar quando já é tarde demais. “Tudo que eu falo é com base na experiência de 25 anos de um cardiologista de UTI. Vi gente que daria tudo – casa, dinheiro, qualquer coisa – só para ter a sua saúde de volta. De que adianta viver mais, porém sem qualidade de vida?”, questionou.
O médico também fará uma palestra no Fórum João Mendes Júnior na próxima segunda-feira (5).
Comunicação Social – CA (texto) / DS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br