Julgamento de Gil Rugai adiado para março
O juiz Emanuel Brandão Filho, do 5º Tribunal do Júri de São Paulo, redesignou para 26 de março de 2012, às 10 horas, no Plenário 10 do Fórum Criminal da Barra Funda, o julgamento do estudante Gil Rugai, acusado da prática de dois homicídios (contra o pai, Luis Carlos Rugai, e a namorada deste, Alessandra de Fátima Troitino) e estelionatos continuados. Os crimes aconteceram no dia 28 de março de 2004, no interior da residência situada na Rua Atibaia, nº 383, bairro de Perdizes, Zona Oeste da capital.
A sessão de julgamento, prevista inicialmente para o próximo dia 12, foi adiada a pedido do Ministério Público, em decorrência do impedimento temporário de uma perita do Instituto de Criminalística, responsável pelo exame de DNA para confrontar amostras de sangue colhidas no local dos fatos, o qual ainda não foi realizado.
Em decisão de hoje (30), o magistrado explica os motivos do adiamento: por lamentável infortúnio, às vésperas da realização da perícia (agendada para 11/11/2011), a perita designada sofreu acidente de trabalho e acabou hospitalizada em razão dos importantes ferimentos, sem data prevista para alta médica. Mas não é só. A perita que foi designada pelo IC em substituição afirmou ter se deparado com ‘dúvidas de ordem técnica a respeito do conteúdo’ dos laudos dos exames de DNA realizados à época, e que só poderiam ser dirimidas pela perita hospitalizada, que os elaborara”.
“Fato é que defesa e Ministério Público requerem e aguardam os esclarecimentos da perita hospitalizada a fim de prosseguir com o exame de DNA. Considerando-se que estamos a seis dias úteis da data do julgamento, ponderando-se, no mais, que primeiro se aguardará o restabelecimento da perita hospitalizada; que após sua resposta deverá ser dada vista às partes e, somente então, será realizado o exame de DNA (se o caso), e que tudo isto deverá ser juntado aos autos em até três dias antes da sessão, não vejo a possibilidade de realizar o julgamento na data originalmente designada. Assim sendo, acolho o pedido do Ministério Público e redesigno a sessão plenária destinada ao julgamento de Gil Grego Rugai para o dia 26 de março de 2012, às 10 horas”.
Processo nº 052.04.001722-4/00
Comunicação Social TJSP – AS (texto) / AC (foto)
imprensatj@tjsp.jus.br