Resultados de DNA e conciliação com CDHU presentes na Semana da Conciliação
Uma inovação trazida para neste ano é a parceria firmada entre o Tribunal de Justiça de São Paulo e o Imesc (Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo), que permitiu a realização de exames de DNA em casos de reconhecimento de paternidade. Partes interessadas se cadastraram entre os meses de setembro e outubro e foram encaminhadas para fazer o exame. A parceria foi determinante para que os resultados ficassem prontos antes das audiências de conciliação, possibilitando às partes buscar um acordo. Sendo o resultado positivo, as partes acordam não só em relação ao reconhecimento da paternidade como também aos alimentos, guarda e regulamentação de visitas.
Milhares de pessoas têm saído satisfeitas por resolver seus problemas através da conciliação. É o caso de Sidnei Maurílio de Freitas, que renegociou uma dívida junto à CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo). “O acordo foi bom para mim. Apesar de a CDHU não dar muitas opções para negociarmos, legalizei a situação pendente”, falou.
Para a juíza Valéria Lagrasta, da comissão organizadora da Semana Nacional da Conciliação, “o trabalho está sendo muito gratificante, principalmente no que diz respeito à área de família, pois conseguimos atender a um grande número de pessoas e solucionar conflitos de certa complexidade. Na área cível os trabalhos também fluíram muito bem, de forma rápida, como na resolução de conflitos com a CDHU” completou.
Comunicação Social TJSP – AM (texto) / AC (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br