Encontro Nacional do Judiciário define metas para 2012 e 2013
O V Encontro Nacional do Judiciário, que contou com a presença dos presidentes dos 90 tribunais do país, aprovou cinco metas nacionais para o ano de 2012. A primeira delas consiste em que os tribunais brasileiros terão que julgar uma quantidade maior de processos de conhecimento em relação ao número de ações que ingressarem no mesmo ano.
O ministro Cezar Peluso destacou a importância dessa primeira meta e também da meta 2, pois ambas tratam do aumento de produtividade do Judiciário. Durante o encontro, foram apresentados os resultados parciais de cumprimento das metas de 2011, que segundo o presidente do CNJ são a demonstração dos esforços de todos os tribunais em tentar adequar suas possibilidades materiais para superar os usuais resultados que seriam observados sem o estabelecimento de metas.
Uma das inovações do V Encontro, foi a antecipação da votação de duas metas de produtividade para 2013, o que segundo o juiz auxiliar da presidência do CNJ, Antonio Carlos Alves Braga Júnior, é importante para que os tribunais conheçam suas metas e possam reservar recursos para projetos que os auxiliem a cumpri-las.
Comunicação Social TJSP – MJ (texto) / Divulgação (foto)