Servidores do TJSP e acadêmicos do Barro Branco participam das Aulas Magnas
Servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo e cerca de vinte alunos da Academia do Barro Branco assistiram hoje (24), no Fórum Criminal da Barra funda, palestra com o professor e jurista Alexandre de Moraes, que falou sobre o tema Supremo Tribunal Federal e as Garantias Processuais Penais. As Aulas Magnas promovem a capacitação e a atualização sobre temas de grande interesse.
A palestra faz parte do ciclo realizado desde setembro do ano passado no Fórum João Mendes Júnior e desde agosto no Fórum Criminal Ministro Mário Guimarães.
As Aulas Magnas, promovidas pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, Corregedoria-Geral da Justiça e Escola Paulista da Magistratura (EPM), contam com o apoio das Secretarias de Primeira Instância (SPI), Tecnologia da Informação (STI) e da Associação Paulista dos Magistrados (Apamagis).
No último dia 8, o professor Gilberto Passos de Freitas, desembargador aposentado do TJSP, esteve no Fórum Criminal para abordar Proteção Penal do Meio Ambiente - Temas Atuais.
As Aulas Magnas estavam previstas para ser realizadas por um determinado período, entretanto, com o sucesso, a iniciativa adquiriu caráter permanente. Atualmente, são realizadas quinzenalmente no Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães – Fórum Criminal Barra Funda e todas as sextas-feiras, no 16º andar do Fórum João Mendes Jr.
Amanhã (25) será a primeira transmissão ao vivo das Aulas Magnas, via sistema de Ensino a Distância (EAD). A presencial será no Fórum João Mendes Júnior e será levada para algumas comarcas, que atendem aos requisitos técnicos e estruturais: Campinas, Guaratinguetá, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Ribeirão Preto, São Caetano, São Carlos, São José do Rio Preto, Serra Negra, Sorocaba.
A iniciativa de transmitir as aulas em tempo real para as comarcas do interior surgiu diante das inúmeras solicitações de magistrados e servidores, levando em consideração o aprimoramento da prestação jurisdicional e dos serviços forenses.
No Criminal, a coordenação das palestras é do juiz assessor da Vice-Presidência do TJSP e coordenador do Núcleo da Capital da Escola Paulista da Magistratura, Rodrigo Capez e do juiz diretor do Fórum Criminal da Barra Funda, Alex Tadeu Monteiro Zilenovski. No Cível, os coordenadores são o desembargador Antonio Carlos Malheiros e os juízes Gilson Delgado Miranda e José Maria Câmara Júnior.
A mesa do evento foi composta pelo presidente da Seção Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Ciro Pinheiro e Campos; juiz diretor do Fórum Criminal da Barra Funda, Alex Tadeu Monteiro Zilenovski e pelo juiz Rodrigo Capez.
Comunicação do TJSP – LV (texto) / LV - DS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br