Desembargadora Flora Maria Nesi Tossi Silva é eleita para o Órgão Especial
Vaga na Classe Carreira.
A desembargadora Flora Maria Nesi Tossi Silva foi eleita para integrar o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo, na Classe Carreira, para mandato de dois anos (de 23/1/26 a 22/1/28). A magistrada recebeu 103 votos do Tribunal Pleno. Também concorriam os desembargadores Irineu Jorge Fava (84 votos), Flávio Abramovici (76), Carlos Eduardo Donegá Morandini (60) e Claudio Augusto Pedrassi (15).
A votação aconteceu por sistema on-line, das 0 às 16 horas desta quinta-feira (22). O resultado foi anunciado pelo presidente do TJSP, desembargador Francisco Eduardo Loureiro, nesta tarde, no Salão Ministro Costa Manso, no Palácio da Justiça. Na ocasião, ele parabenizou a magistrada eleita e agradeceu a todos os candidatos pelo interesse público e pela disposição em colaborar com o TJSP. Atualmente há 356 desembargadores e 344 votaram. Veja o relatório da apuração.
A desembargadora Flora Maria Nesi Tossi Silva nasceu em São Paulo (SP), em 1963. Graduou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), turma de 1986. É mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e especialista em Direito Empresarial e em Direito de Família e Sucessões. Ingressou na Magistratura em 1989, nomeada juíza substituta da 10ª Circunscrição Judiciária, com sede em Limeira. Atuou em São Bernardo do Campo, Juquiá, Itararé e na Capital. Foi removida a juíza substituta em 2º Grau em 2011 e promovida a desembargadora em 2015.
Além do presidente do TJSP, também estavam presentes o vice-presidente, desembargador Luís Francisco Aguilar Cortez; a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Silvia Rocha; os presidentes de Seção, desembargadores Roberto Nussinkis Mac Cracken (Direito Privado), Luciana Almeida Prado Bresciani (Direito Público) e Roberto Caruso Costabile e Solimene (Direito Criminal); desembargadores; juízes e servidores.
Órgão Especial
Reúne 25 desembargadores: o presidente, 12 magistrados de acordo com a ordem de antiguidade na Corte e 12 eleitos. Entre outros temas, tem competência para processar e julgar autoridades, incidentes de inconstitucionalidade e matérias atribuídas ao Tribunal de Justiça pelas Constituições Federal, do Estado de São Paulo e legislação. A vaga preenchida é decorrente da eleição da desembargadora Silvia Rocha para o cargo de corregedora-geral da Justiça no biênio 2026/2027.
Comunicação Social TJSP – CA (texto) / PS (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.linkedin.com/company/tjesp