Produtividade cartorária em 2º Grau cresce 21% após implementação das UPJs
Modelo chegou à 2ª Instância neste ano.
A implementação das Unidades de Processamento Judicial (UPJs) dinamizou a atuação do 2º Grau de jurisdição e já resultou em aumento expressivo de produtividade. Em apenas seis meses de funcionamento integral (de maio a outubro), o volume de atividades cartorárias subiu de 958 mil para mais de 1,1 milhão, representando um aumento de 21% em relação ao mesmo período de 2024, quando as unidades não haviam chegado ao 2º Grau.
O estudo revelou melhoria nas principais rotinas cartorárias: encaminhamento de e-mails automatizados (36%), cadastro de incidentes processuais (17%), trânsito e baixa de autos à origem (15%) e remessa de processos a tribunais superiores (4%). Além disso, as UPJs têm impactado positivamente a transição para o eproc, que consolida a tramitação digital e integrada dos feitos, sempre sustentada pela automatização e padronização de fluxos de trabalho.
Após o sucesso no 1º Grau, com mais de 100 UPJs em todo o estado, as unidades chegaram ao 2º Grau, em fevereiro deste ano, no Direito Privado 2. Desde então, houve a expansão para as seções de Direito Público e Criminal e para o Núcleo de Justiça 4.0 em 2º Grau. Em junho, o projeto foi concluído com a instalação da UPJ do Órgão Especial e da Câmara Especial, consolidando um novo modelo de gestão orientado à especialização das equipes e à centralização cartorária. A iniciativa otimiza fluxos de trabalho, promove maior equilíbrio na distribuição das tarefas e eleva a eficiência operacional em todas as áreas de processamento.
“O êxito das UPJs é fruto do comprometimento das equipes e da atuação sinérgica entre as áreas técnicas e administrativas do Tribunal. O expressivo avanço nos indicadores de produtividade confirma a aderência do modelo às exigências do processo eletrônico e ao princípio da celeridade processual. Mais que uma reorganização estrutural, o projeto representa a consolidação de uma cultura institucional orientada à inovação, colaboração e eficiência, reafirmando o compromisso do Tribunal de Justiça de São Paulo com uma prestação jurisdicional moderna, célere e de excelência”, afirma a juíza Karina Ferraro Amarante Innocencio, assessora do Gabinete Civil da Presidência do TJSP.
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / MS (arte)
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.linkedin.com/company/tjesp