Visita telepresencial “Memória TJSP” homenageia 13ª CJ – Araraquara
Evento encerrou quarta temporada.
A Comarca de Araraquara, pertencente à 6ª Região Administrativa Judiciária (6ª RAJ) - Ribeirão Preto, foi a homenageada da última visita telepresencial “Memória TJSP” do ano. A iniciativa da Comissão de Gestão da Memória do Tribunal de Justiça de São Paulo está em sua quarta temporada e reúne conteúdo do Museu, Palácio da Justiça, Arquivo e Biblioteca para difundir o acervo cultural e a história do Judiciário paulista e das CJs visitadas. A 13ª CJ também engloba as comarcas de Américo Brasiliense, Borborema, Iacanga, Ibitinga, Itápolis e Matão.
O coordenador do Museu, Bruno Bettine de Almeida, deu as boas-vindas aos participantes em nome do juiz integrante da Comissão de Gestão da Memória do Tribunal e do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Carlos Alexandre Böttcher. “O objetivo dessa visita é fortalecer a sensação de pertencimento de magistradas e magistrados, servidoras e servidores, além de difundir o rico patrimônio cultural do Judiciário paulista”, afirmou.
A abertura foi feita pelo desembargador José Jarbas de Aguiar Gomes, vice-presidente da Comissão de Gestão da Memória do TJSP, que é presidida pelo desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho. “É uma satisfação muito grande que esta última visita do ano seja realizada em Araraquara, por sua importância e tradição na área jurídica. É uma Comarca que conta com magistrados que são ali nascidos e que possuem laços muito fortes com a região.”
Foi exibido, na sequência, um vídeo sobre a origem do Judiciário brasileiro e do TJSP, passando em seguida à apresentação da Comarca. A coordenadora da 13ª CJ – Araraquara, desembargadora Sandra Maria Galhardo Esteves, lembrou que a história da Justiça na cidade remonta ao século XIX, quando foi inaugurado o antigo fórum, exemplo marcante de arquitetura funcional: “Além disso, Araraquara se destacou por ser a primeira comarca do interior a receber um Cejusc, inaugurado em 2011.”
O juiz diretor do Fórum de Araraquara, Paulo Luis Aparecido Treviso, apresentou dados históricos do Judiciário local. “Viemos para esse fórum em 1975. No começo era um bloco só e, com o tempo, foi ganhando novos blocos. O prédio foi crescendo para permitir que fossem instaladas novas varas. Hoje, Araraquara é uma comarca muito estruturada, com competências bem divididas e uma referência de trabalho profícuo”, contou. O juiz diretor do Fórum de Batatais, Fabio Marques Dias, prestigiou a comarca vizinha, fazendo uma lembrança especial à desembargadora Sandra Galhardo Esteves. “Araraquara deve ter um orgulho triplicado por ter uma desembargadora que é nascida na cidade.”
Também foi exibido vídeo produzido pela comarca, em parceria com o Museu do TJSP, abordando a história da cidade, seus ciclos econômicos e desenvolvimento. Durante a visita, os magistrados falaram da relação de afeto e trabalho com a CJ. O desembargador Carlos Alberto Mousinho dos Santos Monteiro Violante lembrou da boa relação com os colegas, sempre empenhados na busca da melhor solução para o jurisdicionado local.
“Fui juiz na cidade por 39 anos e pude ver de perto a preocupação da Comarca com sua história. Trabalhei muito, lutei bastante e, com a ajuda dos colegas, hoje temos uma Justiça organizada e especializada. Eu e o Paulo Treviso sempre olhamos para o futuro, mas mantendo os valores da Comarca, sem abrir mão de sua história. Foi uma honra ser juiz aqui”, relembrou o coordenador adjunto da 13ª CJ – Araraquara, desembargador Heitor Luiz Ferreira do Amparo, que foi diretor do Fórum de Araraquara por 34 anos.
A próxima homenageada será a 28ª CJ - Presidente Venceslau, no dia 27 de março de 2026.
“Memória TJSP” – Lançada em 2021, a visita telepresencial Memória TJSP compartilha o patrimônio do Tribunal de Justiça de São Paulo por meio do acervo histórico, arquitetônico, bibliográfico e museológico da Corte paulista. É um projeto de difusão cultural que promove cidadania e fortalece valores de identidade, vínculo e pertencimento. Entre 2021 e 2022, foram percorridas as sedes das 10 Regiões Administrativas do TJSP, começando pela 10ª RAJ – Sorocaba, seguindo em ordem decrescente até a 1ª RAJ – Grande São Paulo. A partir de 2023, as edições passaram a homenagear as sedes de uma das Circunscrições Judiciárias que integram cada uma das 10 RAJs. O conteúdo é disponibilizado na playlist “Memória do Poder Judiciário”, no canal oficial do TJSP no YouTube.
Comunicação Social TJSP – BB (texto) / LC (reprodução e arte)
Siga o TJSP nas redes sociais: