Agenda institucional_TJSP
Compromissos internos e externos do PJ.
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Franciso Eduardo Loureiro, eleito presidente do TJSP para o biênio 2026/2027, reuniram-se, na quinta-feira (27), no Gabinete da Presidência, com o com o comandante do Comando Militar do Sudeste, general de Exército Pedro Celso Coelho Montenegro, e com o general de Exército Ricardo Piai Carmona.
Na terça-feira (25), o presidente Fernando Torres Garcia, reuniu-se, no Gabinete da Presidência, com o controlador-geral do Estado de São Paulo, Rodrigo Fontenelle de Araújo.
Nesta sexta-feira (28), o corregedor-geral da Justiça e presidente eleito para o biênio 2026/2027, desembargador Francisco Eduardo Loureiro, reuniu-se, em seu gabinete, com ouvidor do TJSP, desembargador Afonso de Barros Faro Júnior; a ouvidora eleita para o biênio 2026/2027, desembargadora Rosangela Maria Telles; e o ouvidor substituto eleito, desembargador Marcelo Lopes Theodosio. A juíza assessora da CGJ Gabriela Fragoso Calasso Costa, também participou da reunião.
Ainda no dia de hoje (28), o corregedor Francisco Eduardo Loureiro participou da abertura do congresso “20 Anos da Especialização em Matéria Empresarial”, organizado pela Escola Paulista da Magistratura em parceria com a Associação dos Advogados do Brasil. O evento aconteceu no auditório da AASP, na unidade do centro da cidade. Também compuseram a mesa de abertura o presidente da Seção de Direito Privado eleito para o biênio 2026/2027, desembargador Roberto Nussinkis Mac Cracken; a presidente da AASP, Renata Castello Branco Mariz de Oliveira; o diretor jurídico da AASP, Leonardo Furtado; o desembargador Marcelo Fortes Barbosa Filho; a juíza Renata Mota Maciel e o ex-presidente da AASP, Renato Mange. Também participaram do congresso o presidente do Instituto dos Advogados do Brasil (Iasp), Diogo Leonardo Machado de Melo; os desembargadores Alexandre Alves Lazzarini, Eduardo Azuma Nishi, Tasso Duarte de Melo e Paulo Roberto Grava Brazil; os juízes Maria Rita Rebello Pinho Dias, Andrea Galhardo Palma, Paulo Furtado de Oliveira Filho, Larissa Tunala, Guilherme Nunes, Fabio Henrique Prado de Toledo e Gustavo Cesar Mazutti; magistrados e advogados. Na ocasião, o desembargador Francisco Loureiro destacou o sucesso da especialização da matéria empresarial no TJSP. “A criação das câmaras e varas empresariais e de falências trouxe um ganho imenso, e o TJSP passou a produzir jurisprudência para todo o país, especialmente em casos de grande relevância econômica. A especialização foi uma experiência extremamente positiva — e experiências exitosas devem ser mantidas e replicadas”, afirmou.
Na quinta-feira (27), o corregedor-geral da Justiça, desembargador Franciso Eduardo Loureiro, eleito presidente do TJSP para o biênio 2026/2027, prestigiou o lançamento do livro "Ditadura Militar: Comissão de Anistia", de autoria do desembargador Luiz Augusto de Salles Vieira, na Livraria Martins Fontes.
Na terça-feira (25), a desembargadora Luciana Almeida Prado Bresciani, eleita presidente da Seção de Direito Público para o próximo biênio, representou o corregedor-geral da Justiça e presidente eleito para o biênio 2026/2027, desembargador Francisco Eduardo Loureiro, no evento de homenagem aos 90 anos do professor e jurista Ives Gandra, realizado na Universidade São Judas, em parceria com a Escola Brasileira de Direito (Ebradi) e a Ânima Educação. Na ocasião, também foi realizada uma missa solene na capela da instituição e o lançamento do livro “Direito e Humanismo”, coordenado pelo presidente da Ebradi, João Batista Pacheco Antunes de Carvalho, com artigos de diversos juristas, entre eles o homenageado; o presidente do TJSP no biênio 2014/2015, desembargador José Renato Nalini; e o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello. Além do professor Ives Gandra e do presidente da Ebradi, compuseram a mesa dos trabalhos o co-fundador da Ânima Educação, Maurício Escobar; a filha do homenageado e secretária municipal de Relações Internacionais, Angela Gandra, representando os familiares e o prefeito de São Paulo; a professora Giselda Hironaka, representando os articulistas do livro; a professora Terezinha Domingos, representando a Universidade São Judas; e o conselheiro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo e professor Wilson Rodrigues, representando o Instituto Ives Gandra. Também participaram a desembargadora e professora da entidade Débora Vanessa Caús Brandão; o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região Homero Batista; os presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseções Vila Prudente e Tatuapé, respectivamente, Renata Quadrado e Thiago Massicano; magistrados, professores, acadêmicos e estudantes.
Comunicação Social TJSP – BC, RS e CA (texto) / LC, PS e AA (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.x.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp