Novembro Azul: TJSP se une à campanha de prevenção do câncer de próstata
Ações incentivam exames e diagnóstico precoce.
O Tribunal de Justiça de São Paulo se une à campanha Novembro Azul, movimento voltado à conscientização sobre o diagnóstico e prevenção do câncer de próstata – segundo tipo mais comum entre homens. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre 2023 e 2025, surgiram cerca de 71,7 mil novos casos por ano, sendo que somente em 2023 foram registradas 17,2 mil mortes pela doença.
O câncer da próstata tem evolução silenciosa e, em sua fase inicial, pode não apresentar nenhum sintoma ou ter sintomas semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários e, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.
O diagnóstico precoce é fundamental, já que a doença tem altas taxas de cura em seus estágios iniciais e pode ser tratada de forma eficaz – estima-se que seis em cada dez homens só procuram atendimento médico diante de sintomas graves. A realização do PSA e do exame clínico devem ser avaliados por um médico conforme a idade e o histórico familiar.
A idade é um dos principais fatores de risco: aproximadamente 75% dos diagnósticos ocorrem em homens com 65 anos ou mais. Também influenciam o histórico familiar e o estilo de vida. Por isso, os principais cuidados para a prevenção envolvem hábitos saudáveis, como praticar exercícios, manter alimentação equilibrada, evitar o consumo de álcool e tabaco, controlar o estresse e monitorar indicadores como pressão e colesterol, além de zelar pelos cuidados com a saúde mental.
Durante o mês de novembro, o TJSP realizou ações junto a magistrados, servidores e demais integrantes do sistema de Justiça para difusão do conhecimento e conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce para a reabilitação e cura.
Confira algumas ações desenvolvidas:
Fórum Hely Lopes Meirelles
Durante os dias 24 a 28, servidores e magistrados realizaram exames preventivos. Homens com 45 ou mais anos e inscritos no Iamspe puderam coletar exames, como hemograma, glicemia, colesterol, triglicerídeos, funções renal e hepática e painel hormonal (PSA, testosterona total, TSH).
Comarca de Assis
No dia 18, ocorreram aferições de glicemia e pressão arterial, aplicação de vacinas e testes rápidos para detecção de sífilis e HIV. Também foram oferecidas orientações sobre a importância dos exames de PSA e mamografia. O juiz diretor do fórum, Diogo Pôrto Vieira Bertolucci, e o juiz Lucas Eduardo Sguissardi Roy acompanharam os trabalhos.
Palestras Daps live
A Diretoria da Saúde e a Diretoria de Apoio aos Servidores (Daps) realizaram dois eventos on-line voltados ao público masculino. No dia 6, a palestra “Saúde intestinal: o guia para uma vida ativa e longa” foi ministrada pelo médico Marcelo Werneck. Já no dia 19/11, o médico judiciário Marcos Galan Morillo falou sobre “Envelhecimento masculino saudável”.
Comunicação Social TJSP – BB (texto) / IN (arte)
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.linkedin.com/company/tjesp