Visitas institucionais: Conselho da Polícia Civil e Ministério Público de São Paulo
Fortalecimento do diálogo entre as instituições.
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, e o corregedor-geral da Justiça e presidente eleito para o biênio 2026/2027, desembargador Francisco Eduardo Loureiro, participaram, nesta quarta-feira (26), de visitas ao Conselho da Polícia Civil e à sede do Ministério Público do Estado de São Paulo. Em ambas as ocasiões, no Conselho da Polícia Civil no período da manhã, e na Procuradoria-Geral de Justiça à tarde, a presença dos magistrados teve como propósito fortalecer o diálogo institucional e ampliar a colaboração entre o Judiciário paulista tanto com a cúpula da Polícia Civil como com a Procuradoria-Geral de Justiça.
Conselho da Polícia Civil – Antes do encontro, os representantes do Tribunal foram recebidos pelo delegado-geral e presidente do órgão, Artur José Dian e pelo delegado-geral adjunto, Gilson Cézar Pereira da Silveira. Também estava presente o chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, Tiago Antonio Salvador. O delegado-geral Artur Dian agradeceu a presença dos dirigentes do TJSP e destacou a relevância da aproximação entre as instituições. Explicou as atribuições do Conselho e sua importância na estrutura da Polícia Civil, reforçando o caráter colaborativo com o Judiciário no enfrentamento dos desafios da área criminal: “O nosso trabalho converge para a Justiça e é importante a construção de parcerias”.
Tanto o presidente Fernando Antonio Torres Garcia como o corregedor-geral Francisco Loureiro enalteceram a excelência do trabalho realizado pela corporação e mencionaram as atividades da Assessoria Policial Civil do TJSP e o funcionamento do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional, cuja criação contou com apoio da Polícia Civil e da Polícia Militar. Reconheceram a Polícia Civil como instituição irmã na tarefa de combater a criminalidade no Estado e destacaram os relevantes serviços prestados à população paulista.
Ministério Público do Estado de São Paulo – Recepcionados pelo procurador-geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, e o corregedor-geral da Justiça e presidente eleito para o biênio 2026/2027, desembargador Francisco Eduardo Loureiro, foram à sede do MPSP para destacar a relevância do trabalho harmônico entre as duas instituições. Além de ser a primeira visita oficial do presidente eleito para o próximo biênio, a ocasião serviu para a explanação de temas afetos às instituições na busca de melhorias para a prestação jurisdicional.
“A importância dessa visita é a demonstração de extremo respeito pelo Ministério Público, o que nos enche de alegria e de emoção porque o Ministério Público e o Judiciário caminham sempre juntos. Foi assim na gestão do desembargador Fernando Torres Garcia e será assim na gestão do desembargador Francisco Loureiro. É o que a sociedade espera de nós, que todos dentro do sistema de Justiça façamos aquilo que eles esperam: melhorar a vida das pessoas e é isso que vamos continuar fazendo”, ressaltou o PGJ Paulo Sérgio de Oliveira e Costa.
Também participaram do encontro o subprocurador-geral de Justiça Criminal, Ivan Francisco Pereira Agostinho; o secretário do Conselho Superior do Ministério Público, procurador de Justiça Arthur Pinto de Lemos Júnior; os conselheiros do CSMP, procuradores de Justiça Fausto Junqueira e Delton Pastore; e a chefe de gabinete institucional da PGJ, promotora de Justiça Mylene Comploier.
Comunicação Social TJSP – CA e RS (texto) / KS (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.linkedin.com/company/tjesp