Comissões de acessibilidade e de enfrentamento ao assédio se reúnem para balanço de atividades
Encontros no Fórum João Mendes Júnior.
A Secretaria da Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio da Diretoria de Apoio aos Servidores (Daps), realizou, em novembro, no Fórum João Mendes Júnior, reuniões da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão e das Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Assédio Sexual e Discriminação em 1º e 2º Graus. Os encontros discutiram iniciativas para promover um ambiente de trabalho saudável e seguro no Poder Judiciário.
Enfrentamento ao Assédio
Ontem (24), as Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Assédio Sexual e Discriminação em 1º e 2º Graus promoveram o último encontro do ano para analisar os projetos realizados em 2025. O presidente dos grupos, desembargador Irineu Jorge Fava, destacou o significativo avanço que o tema tem ganhado no âmbito do Judiciário, com amplo apoio da direção do TJSP, sobretudo por meio de ações preventivas, como cursos para gestores e ciclos de palestras para magistrados e servidores. “O resumo de tudo isso é que tivemos um ano bastante positivo e vamos trabalhar no sentido de dar sequência e ter um 2026 ainda mais eficaz no combate de todas essas mazelas”, afirmou.
Um dos destaques foi a atualização da cartilha “Assédio Moral, Sexual e Discriminação – Como promover relações de trabalho saudáveis”, disponível na intranet. Outros pontos mencionados foram o 2º Ciclo de Palestras sobre temas em Saúde Mental, iniciado em setembro deste ano, que segue até junho de 2026; campanhas contra o etarismo e LGBTfobia; a divulgação do jogo eletrônico “Respeito em Jogo e Equipe de Respeito”, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça e pela Justiça Militar da União; e a participação da Daps no Encontro Nacional das Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e Discriminação, realizado em Brasília na última semana. Em seguida, o debate seguiu com participação dos representantes de associações e entidades de classe, que fizeram seus apontamentos sobre os projetos em curso e propuseram ideias.
Participaram da reunião a secretária da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), Vanessa Cristina Martiniano; a diretora da Daps, Patrícia de Rosa Pucci Canavarro; e representantes de entidades, integrantes das Comissões e servidores da Justiça.
Acessibilidade
No dia 14 de novembro, a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão se reuniu para balanço de atividades e apresentação dos resultados do ano. Na abertura, o presidente da Comissão, desembargador Irineu Jorge Fava, enfatizou a necessidade da busca constante por melhorias no ambiente institucional. "Os funcionários que têm alguma deficiência estão sendo amparados e assistidos pela Daps e, cada vez mais, tendo igualdade de condições com os demais funcionários. Eles contam conosco para que possam ter seus direitos garantidos", disse.
Ao longo da reunião, o magistrado expôs as atividades realizadas nos últimos meses, como as Oficinas para Diagnóstico e Debates sobre Políticas de Inclusão e Acessibilidade e a 6ª Semana de Acessibilidade e Inclusão. O destaque ficou com as recentes instalações de Centrais de Intermediação em Libras (CIL), já presentes em sete prédios da Capital e em tratativas para instalação em mais 25 edifícios, além da negociação em andamento com o Estado para ampliar o serviço para as comarcas do interior.
Também participaram do encontro o juiz substituto em 2º Grau José Augusto Genofre Martins; as juízas Taiana Josviak D’Avila e Rebecka Martins Gomes; a secretária da SGP, Vanessa Cristina Martiniano; as diretoras da Daps e de Saúde da SGP, respectivamente, Patrícia de Rosa Pucci Canavarro e Daniele Perroni Kalil; o diretor de Capacitação da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), Hudson Carvalho de Camargo; representantes de entidades e servidores.
Comunicação Social TJSP – BB e RD (texto) / PS e LC (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.linkedin.com/company/tjesp