Nota de pesar: Judiciário paulista lamenta morte do constitucionalista José Afonso da Silva

Jurista integrou a Assembleia Constituinte de 1987. 
 
Os integrantes do Tribunal de Justiça de São Paulo manifestam profundo pesar pelo falecimento do jurista José Afonso da Silva, ocorrido hoje (25), aos 100 anos. A Presidência do TJSP se solidariza com familiares, amigos e colegas, reconhecendo a relevância de sua contribuição ao Direito brasileiro ao longo de quase sete décadas de atuação, marcada pelo compromisso com o serviço público. 

O velório ocorrerá amanhã (26), das 10 às 15 horas, na Rua São Carlos do Pinhal, nº 376, Bela Vista - São Paulo/SP. O sepultamento será às 16 horas, no Cemitério da Lapa, localizado na Rua Bergson, nº 347 – Vila Leopoldina.

José Afonso da Silva nasceu em Pompéu (MG), em 1925, e se mudou para São Paulo ainda jovem. Formou-se na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), em 1957, e atuou como advogado, oficial de Justiça e procurador do Estado. Foi secretário de Negócios Jurídicos do Município de São Paulo, na década de 1980, e secretário estadual de Segurança Pública, na década seguinte. Em 1987, participou da Assembleia Constituinte e contribuiu diretamente para a formulação da Constituição Federal de 1988.
Professor emérito da USP, possui vasta obra publicada em Direito Constitucional. Lecionou na instituição e na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Também ministrou aulas no Centro Universitário Padre Anchieta, em Jundiaí, contribuindo para a formação de diversas gerações de profissionais. Entre suas obras mais conhecidas estão "Curso de Direito Constitucional Positivo" e "Poder Constituinte e Poder Popular". 

 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP