Programa Justiça ao Jovem visita unidades da Fundação Casa em São Paulo
Integrantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) visitaram, nesta terça-feira (9), cinco unidades da Fundação Casa, localizadas no bairro do Brás, centro da capital paulista. Ao todo, oito unidades já foram visitadas.
As visitas fazem parte do Programa Justiça ao Jovem, criado em junho de 2010 para avaliar a execução das medidas socioeducativas de internação aplicadas aos adolescentes em conflito com a lei, além de verificar as condições físicas e pedagógicas das unidades que recebem os infratores.
O trabalho em São Paulo, que teve início ontem, deve durar cerca de quinze dias, período em que sete equipes do CNJ – compostas por um juiz, psicólogos, assistentes sociais e pedagogos – visitarão 58 unidades de internação da Grande São Paulo. Nos meses de setembro e outubro, as equipes visitarão o interior paulista. Ao término das visitas no Estado, o CNJ publicará um relatório nacional com as informações colhidas no período. São Paulo é o último Estado a ser visitado.
Segundo o juiz Reinaldo Cintra Torres de Carvalho, coordenador do projeto, o relatório das visitas vai fazer uma radiografia de todo o sistema socioeducativo nacional, em busca de um aprimoramento na aplicação das medidas.
Os integrantes do CNJ visitaram também na tarde de hoje a Presidência do TJSP, a Corregedoria–Geral da Justiça e conheceram o prédio que abriga o Palácio da Justiça.
Comunicação Social TJSP – AM (texto) / AC e CNJ (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br