TJSP realiza posse solene dos desembargadores Anna Paula Dias da Costa e José Eduardo Marcondes Machado

Amigos e familiares saúdam novos integrantes do Pleno. 

  

O Tribunal de Justiça de São Paulo realizou, ontem (18), a posse solene dos desembargadores Anna Paula Dias da Costa e José Eduardo Marcondes Machado. A solenidade, conduzida pelo presidente do Judiciário paulista, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, reuniu magistrados, representantes de instituições, familiares e amigos dos empossados, que completam 34 anos de Magistratura este mês, no Palácio da Justiça. 

Orador em nome do Tribunal, o desembargador Claudio Luiz Bueno de Godoy  elogiou a vasta e diversificada trajetória dos colegas. “Tenho certeza de que os dois novos desembargadores, por serem as pessoas que são, por sua trajetória, por sua história, por seu comprometimento, muito honrarão as tradições dessa Corte”, declarou. 

Já em posse do Colar do Mérito Judiciário, os novos desembargadores agradeceram seus colegas e familiares e refletiram sobre suas carreiras. A desembargadora Anna Paula Dias da Costa aludiu à sua relação com o Judiciário Bandeirante. “Tenho o privilégio de integrar e sou eterna devedora, por tudo que tenho e tudo que sou, desse Tribunal de Justiça. Muito mais do que o exercício de uma profissão, aqui encontrei propósito e vocação”, disse, emocionada. 

O desembargador José Eduardo Marcondes Machado, por sua vez, expressou a satisfação com a continuidade de sua jornada, agora no topo da carreira da Magistratura paulista. Permanecem inalteradas a responsabilidade e a magnitude da tarefa de julgar, o compromisso com a sociedade e a exigência de entrega pessoal a essa atividade apaixonante. No entanto, inarredável reconhecer a importância que significa ocupar cargo de tamanha expressão neste que é o maior Tribunal do país e que tanta tradição carrega”, afirmou. 

Encerrando a solenidade, o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, exaltou os atributos dos novos integrantes do Tribunal Pleno. Ambos são magistrados competentes, que se dedicaram totalmente à prestação da jurisdição, acolhedores e afáveis com quem os cercam, e efetivamente comprometidos com o Poder Judiciário de São Paulo. Hoje, quando ascendem ao último degrau da carreira, o fazem com um redobrado comprometimento. O fato de estarem há 34 anos judicando não tirará de ambos o ânimo de cada vez mais prestar a melhor jurisdição”, afirmou.  

Também prestigiaram a solenidade o secretário em exercício de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Raul Christiano de Oliveira Sanchez, representando o governador; integrantes do Conselho Superior da Magistratura, desembargadores Artur Cesar Beretta da Silveira (vice-presidente), Francisco Eduardo Loureiro (corregedor-geral da Justiça e presidente eleito para o biênio 2026/2027), Ricardo Cintra Torres de Carvalho (presidente da Seção de Direito Público), Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho (presidente da Seção de Direito Criminal); o presidente do TJSP no biênio 2016/2017, desembargador Paulo Dimas Debellis Mascaretti; o comandante militar do Sudeste, general de brigada Eduardo Rodrigues Schneider; a corregedora-geral da Justiça de São Paulo eleita para o biênio 2026/2027, desembargadora Silvia Rocha; o presidente da seção de Direito Privado eleito para o biênio 2026/2027, desembargador Roberto Nussinkis Mac Cracken; a presidente da Seção de Direito Público eleita para o biênio 2026/2027, desembargadora Luciana Almeida Prado Bresciani; o presidente da Seção de Direito Criminal eleito para o biênio 2026/2027, desembargador Roberto Caruso Costabile e Solimene; o desembargador Roberto Maia Filho, representando o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo; a procuradora de Justiça da Procuradoria de Justiça de Interesses Difusos e Coletivos, Natália Fernandes Aliende, representando o procurador-geral de Justiça de São Paulo; a assessora da Secretaria Municipal de Justiça de São Paulo, Natália Rubinelli, representando o prefeito; os ouvidores do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargadores Afonso de Barros Faro Júnior e Rosangela Maria Telles; o presidente do Grupo Ibero Americano da União Internacional de Magistrados, 1º vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) e secretário adjunto da Secretaria de Relações Internacionais da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), desembargador Walter Barone, representando o presidente da AMB; a 2ª vice-presidente da Apamagis, juíza Laura de Mattos Almeida, representando o presidente; a presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Renata Castello Branco Mariz de Oliveira; o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, Diogo Leonardo Machado de Melo; o chefe da Assessoria Policial Militar do Tribunal de Justiça de São Paulo, Marco Antonio Pimentel Pires, representando o comandante-geral; e o delegado de Polícia chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, Tiago Antonio Salvador, representando o delegado-geral; magistrados, integrantes do Ministério Público, defensores públicos, advogados, autoridades civis e militares, familiares e servidores da Justiça. 

  

Trajetórias

 

   José Eduardo Marcondes Machado – Nasceu em São Paulo (SP), em 1962. Graduou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, turma de 1985. Ingressou na Magistratura em 1991, como juiz substituto da 15ª Circunscrição Judiciária, sediada em Catanduva. Também judiciou em Itu, Fartura, Cachoeira Paulista, Barueri, Sorocaba e na Capital. Foi removido ao cargo de juiz substituto em 2º Grau em 2019.

  Anna Paula Dias da Costa – Nascida na Capital, em 1966, formou-se em Direito pela PUC-SP, turma de 1988. Ingressou na Magistratura em 1991, como juíza substituta da 47ª Circunscrição Judiciária, com sede em Taubaté. Também atuou nas comarcas de Franco da Rocha e na Capital. Foi removida ao cargo de juíza substituta em 2º Grau em 2021.

 

        Mais fotos no Flickr.

 

  

 

Comunicação Social TJSP – RM (texto) / KS e LC (fotos) 

   

Siga o TJSP nas redes sociais:   

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP